Sofistas

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:A antítese sofista fundamental é ''[[phýsis]]''/''[[nómos]]'': "A antítese assim formulada desempenha um importante papel nas controvérsias do fim do séc. V e princípios e meados do séc. IV, em especial nas [[doutrina|doutrinas]] da origem da [[cultura]], na [[epistemologia]], na filosofia da linguagem e na ética." (1) Cf. diálogo de Platão, ''Górgias'' (482 E até 484 B).
+
:A antítese sofista fundamental é ''[[phýsis]]''/''[[nómos]]'': "A antítese assim formulada desempenha um importante papel nas controvérsias do fim do séc. V e princípios e meados do séc. IV, em especial nas [[doutrina|doutrinas]] da origem da [[cultura]], na [[epistemologia]], na filosofia da linguagem e na [[ética]]." (1) Cf. diálogo de Platão, ''Górgias'' (482e até 484b).
Linha 7: Linha 7:
:(1) GRASSI, Ernesto. ''Arte e mito''. Lisboa: Livros do Brasil, s/d, p.84.
:(1) GRASSI, Ernesto. ''Arte e mito''. Lisboa: Livros do Brasil, s/d, p.84.
 +
 +
 +
==2==
 +
:Nos ensinamentos sofísticos, a ''[[areté]]'' política é a ''[[tékhne]]'' política, já que a ''[[tékhne]]'' é a essência dos ensinamentos sofísticos. Assim, todos os homens têm, inatos, o sentido da [[lei]] e da [[justiça]], mas o dom de Prometeu, o saber técnico, só pertence aos especialistas. Justamente, combate os sofistas ao perguntar: o que é isto - o Bem? Aí não há uma medida epistêmica. O [[isto]] nos lança no [[originário]], que é sempre verbal.
 +
 +
 +
:- [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 02h08min de 18 de Agosto de 2009

1

A antítese sofista fundamental é phýsis/nómos: "A antítese assim formulada desempenha um importante papel nas controvérsias do fim do séc. V e princípios e meados do séc. IV, em especial nas doutrinas da origem da cultura, na epistemologia, na filosofia da linguagem e na ética." (1) Cf. diálogo de Platão, Górgias (482e até 484b).


Referência:
(1) GRASSI, Ernesto. Arte e mito. Lisboa: Livros do Brasil, s/d, p.84.


2

Nos ensinamentos sofísticos, a areté política é a tékhne política, já que a tékhne é a essência dos ensinamentos sofísticos. Assim, todos os homens têm, inatos, o sentido da lei e da justiça, mas o dom de Prometeu, o saber técnico, só pertence aos especialistas. Justamente, combate os sofistas ao perguntar: o que é isto - o Bem? Aí não há uma medida epistêmica. O isto nos lança no originário, que é sempre verbal.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais