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De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | :"Toda visão não vê apenas o [[visível]]. Vê também o [[invisível]], para poder simplesmente ver alguma [[coisa]]. Na vida humana e no curso de sua [[história]] qualquer [[relacionamento]] é conquista, pois só se dá e acontece com tudo que se é e se deixa de [[ser]] e não apenas com uma parte de nosso ser" (1). | + | : "Toda [[visão]] não vê apenas o [[visível]]. Vê também o [[invisível]], para [[poder]] simplesmente [[ver]] alguma [[coisa]]. Na [[vida]] [[humana]] e no curso de sua [[história]] qualquer [[relacionamento]] é conquista, pois só se dá e acontece com [[tudo]] que se [[é]] e se deixa de [[ser]] e não apenas com uma [[parte]] de nosso [[ser]]" (1). |
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- | :(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Filosofia grega | + | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "[[Idea]]=[[doação]] de [[ser]]". In: ---. '''[[Filosofia]] [[grega]] - uma introdução. Teresópolis/RJ: Daimon, 2010, p. 210.''' |
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+ | : "Quanto à [[Beleza]] - conforme já disse - ela sobressaía [[entre]] todas as [[ideias]] puras a que nos referíamos. Depois que viemos para esta [[existência]], é ainda ela que ofusca [[todas]] as [[coisas]] com seu [[brilho]], pois a [[visão]] é de [[fato]] o mais [[sutil]] dos nossos [[sentidos]], embora não possa aperceber-se da [[Sabedoria]] !" (1). | ||
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+ | : (1) PLATÃO. '''Fedro, 5. e. Trad. Pinharanda Gomes. Texto grego estabelecido por Léon Robin, Paris, Les Belles Lettres, 1966. Lisboa: Guimarães Editores, 1994, p. 67, 250d.''' |
Edição atual tal como 21h27min de 21 de Dezembro de 2024
1
- "Toda visão não vê apenas o visível. Vê também o invisível, para poder simplesmente ver alguma coisa. Na vida humana e no curso de sua história qualquer relacionamento é conquista, pois só se dá e acontece com tudo que se é e se deixa de ser e não apenas com uma parte de nosso ser" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Idea=doação de ser". In: ---. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis/RJ: Daimon, 2010, p. 210.
2
- "Quanto à Beleza - conforme já disse - ela sobressaía entre todas as ideias puras a que nos referíamos. Depois que viemos para esta existência, é ainda ela que ofusca todas as coisas com seu brilho, pois a visão é de fato o mais sutil dos nossos sentidos, embora não possa aperceber-se da Sabedoria !" (1).
- Referência:
- (1) PLATÃO. Fedro, 5. e. Trad. Pinharanda Gomes. Texto grego estabelecido por Léon Robin, Paris, Les Belles Lettres, 1966. Lisboa: Guimarães Editores, 1994, p. 67, 250d.