Filia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : "O amor não é uma imposição intrusa, externa. É uma condição própria do homem. O amor anima, isto é, dá alma à existência [[huma...')
(1)
 
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: "O [[amor]] não é uma imposição intrusa, externa. É uma [[condição]] [[própria]] do [[homem]]. O [[amor]] anima, isto é, dá [[alma]] à [[existência]] [[humana]]. O [[amor]] traz o [[significado]] à [[vida]]. Os [[gregos]] falavam dos três [[tipos]] de [[amor]]: ''[[Eros]], [[Filia]] e [[Ágape]]''. ''[[Eros]]'' é o mais aprisionado, brincalhão. ''[[Filia]]'' é [[amizade]]. E ''[[Ágape]]'' é [[divino]]. [[É]] [[amor]] que não exige retribuição. É [[puro]]. É [[livre]]" (1).
+
: "O [[amor]] não é uma imposição intrusa, externa. É uma [[condição]] [[própria]] do [[homem]]. O [[amor]] anima, isto é, dá [[alma]] à [[existência]] [[humana]]. O [[amor]] traz o [[significado]] à [[vida]]. Os [[gregos]] falavam dos três [[tipos]] de [[amor]]: ''[[Eros]], [[Filia]] e [[Ágape]]''. ''[[Eros]]'' é o mais aprisionado, brincalhão. ''[[Filia]]'' é [[amizade]]. E ''[[Ágape]]'' é [[divino]]. [[É]] [[amor]] que não exige retribuição. É puro. É [[livre]]" (1).

Edição atual tal como 22h22min de 19 de março de 2022

1

"O amor não é uma imposição intrusa, externa. É uma condição própria do homem. O amor anima, isto é, dá alma à existência humana. O amor traz o significado à vida. Os gregos falavam dos três tipos de amor: Eros, Filia e Ágape. Eros é o mais aprisionado, brincalhão. Filia é amizade. E Ágape é divino. É amor que não exige retribuição. É puro. É livre" (1).


Referência:
(1) ROSSI, Padre Marcelo. "Amor fraterno". In: ---. Ágape. São Paulo: Editora Globo, 2015, 30 reimpressão, p. 88.
Ferramentas pessoais