Particípio

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Como todo [[particípio]], ele participa de duas [[formas]], uma [[verbal]] e uma [[nominal]], ou seja, toma parte em duas [[significações]]: "... o [[essencial]] é que as duas [[significações]] reenviam uma à outra" (1), portanto, um único [[termo]] tem uma [[dupla]] [[significação]], ele quer [[dizer]] duas [[coisas]] ao mesmo tempo. É como se houvesse uma única [[coisa]] dita duas vezes" (2). Se tomamos o [[particípio]] do ponto de vista da [[verdade]] se manifestando no [[verbal]], vemos que ela acontece nele como [[ambiguidade]] e [[dissimulação]]. E, portanto, como [[velamento]] e [[desvelamento]]. O [[particípio]] articula as [[versões]] do  ''uni-'', da [[unidade]], do que [[funda]], isto é, do [[velar-se]] do ''[[Nada]]'' em cada [[versão]], ou seja, em cada [[parte]], de onde nos advém o [[particípio]]. É o [[vigorar]] [[verbal]] para além das [[partes]] enquanto [[substantivos]] ou [[nomes]]. Em vista disso, [[toda]] [[parte]] só pode [[ser]] [[parte]] na medida em que já é um [[vigorar]] do [[todo]], da [[unidade]]. Ou seja, toda [[versão]] é [[versão]], não do [[sujeito]], mas do [[dar-se]] e [[retrair-se]] do [[todo]] nas [[partes]], daí advém a [[ambiguidade]] do [[particípio]].  
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: "... o [[participar]] de cada [[sendo]] no [[ser]] nos advém nas [[línguas]] na [[forma]] de um [[particípio]]. Em [[grego]], [[tudo]] que [[é]] diz-se com o [[particípio]] [[presente]] do [[verbo]] [[ser]] ''[[eînai]]'': [[sendo]] ''[[on]]''. Mas este [[particípio]] [[presente]] é ambíguo, pois nomeia ao mesmo tempo cada [[ente]] como tal e então o substantiva" (1).
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]
 
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: (1) HEIDEGGER, Martin. ''Was heisst denken?. Tübingen: Niemeyer Verlag, 1984, p. 133.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ser e estar". In:------. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 20.
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: (2) LUZIE, Marta. ''A dobra do destino''. Rio de Janeiro: 7Letras, 1999, p. 24.
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Edição de 22h35min de 18 de Julho de 2020

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"... o participar de cada sendo no ser nos advém nas línguas na forma de um particípio. Em grego, tudo que é diz-se com o particípio presente do verbo ser eînai: sendo on. Mas este particípio presente é ambíguo, pois nomeia ao mesmo tempo cada ente como tal e então o substantiva" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ser e estar". In:------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 20.
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