Estudos culturais

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:A possibilidade da eclosão dos Estudos Culturais se inscreve dentro do percurso da [[metafísica]], no sentido [[moderno]] do que é [[saber]]. É neste âmbito, e só neste âmbito, que se pode reduzir o saber das artes tanto à [[Estética]] quanto aos Estudos Culturais (1).  
+
: A possibilidade da eclosão dos [[Estudos Culturais]] se inscreve dentro do percurso da [[metafísica]], no sentido [[moderno]] do que é [[saber]]. É neste âmbito, e só neste âmbito, que se pode [[reduzir]] o [[saber]] das [[artes]] tanto à [[Estética]] quanto aos [[Estudos Culturais]] (1).  
-
:- [[Manuel Antônio de Castro]]
+
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
-
:Referência:  
+
: Referência:  
-
:(1) Cf. HEIDEGGER, Martin. "O tempo da imagem no mundo". In: ______. ''Caminhos da floresta''. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1998, p. 97.
+
: (1) Cf. HEIDEGGER, Martin. "O tempo da imagem no mundo". In: ______. ''Caminhos da floresta''. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1998, p. 97.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
== 2 ==
 +
: "Os meus apresentadores também me apresentavam como [[multinacional]]. (...) Não sou [[multinacional]], não sou [[nacional]], como pode um [[ser humano]] vir de um [[conceito]]? A [[História]] é [[real]]. [[Cultura]] é [[real]], mas [[países]] são inventados. (...) Não sou [[nacional]], sou [[local]]. Sou [[multilocal]]" (1). Nota: o Cronista, José Eduardo Agualusa, está citando a [[escritora]] Taiye Selasi.
 +
 
 +
 
 +
: Referência:
 +
 
 +
: (1) Citação de: AGUALUSA, José Eduardo. "A minha casa". Crônica publicada em '''O Globo''', ''Segundo Caderno'', 14-03-2020, p. 6.

Edição de 15h28min de 14 de março de 2020

1

A possibilidade da eclosão dos Estudos Culturais se inscreve dentro do percurso da metafísica, no sentido moderno do que é saber. É neste âmbito, e só neste âmbito, que se pode reduzir o saber das artes tanto à Estética quanto aos Estudos Culturais (1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) Cf. HEIDEGGER, Martin. "O tempo da imagem no mundo". In: ______. Caminhos da floresta. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1998, p. 97.


2

"Os meus apresentadores também me apresentavam como multinacional. (...) Não sou multinacional, não sou nacional, como pode um ser humano vir de um conceito? A História é real. Cultura é real, mas países são inventados. (...) Não sou nacional, sou local. Sou multilocal" (1). Nota: o Cronista, José Eduardo Agualusa, está citando a escritora Taiye Selasi.


Referência:
(1) Citação de: AGUALUSA, José Eduardo. "A minha casa". Crônica publicada em O Globo, Segundo Caderno, 14-03-2020, p. 6.
Ferramentas pessoais