Gnose

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : “Gnose, ou ''Gnosis'', é o substantivo do verbo ''gignósko'', que significa conhecer. Gnose é conhecimento superior, interno, [...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: “[[Gnose]], ou ''[[Gnosis]]'', é o [[substantivo]] do [[verbo]] ''[[gignósko]]'', que significa [[conhecer]]. [[Gnose]] é [[conhecimento]] superior, [[interno]], [[espiritual]], [[iniciático]]. No [[grego]] [[clássico]] e no [[grego]] popular, ''[[koiné]]'', seu significado é semelhante ao da [[palavra]] [[epistéme]]. Em [[filosofia]], [[epistéme]] significa “[[conhecimento]] [[científico]]” em [[oposição]] a “[[opinião]]”, enquanto ''[[gnosis]]'' significa [[conhecimento]] em [[oposição]] a “[[ignorância]]”, chamada de ''ágnoia''. A [[gnose]] é um [[conhecimento]] que brota do [[coração]] de [[forma]] [[misteriosa]] e [[intuitiva]]. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele conhecimento que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna e maravilhosa”[1].
+
: “[[Gnose]], ou ''[[Gnosis]]'', é o [[substantivo]] do [[verbo]] ''[[gignósko]]'', que significa [[conhecer]]. [[Gnose]] é [[conhecimento]] superior, [[interno]], [[espiritual]], [[iniciático]]. No [[grego]] [[clássico]] e no [[grego]] popular, ''[[koiné]]'', seu significado é semelhante ao da [[palavra]] [[epistéme]]. Em [[filosofia]], [[epistéme]] significa “[[conhecimento]] [[científico]]” em [[oposição]] a “[[opinião]]”, enquanto ''[[gnosis]]'' significa [[conhecimento]] em [[oposição]] a “[[ignorância]]”, chamada de ''ágnoia''. A [[gnose]] é um [[conhecimento]] que brota do [[coração]] de [[forma]] [[misteriosa]] e [[intuitiva]]. É a busca do [[conhecimento]], não o [[conhecimento]] [[intelectual]], mas aquele [[conhecimento]] que dá [[sentido]] à [[vida]] [[humana]], que a torna [[plena]] de [[significado]] porque permite o encontro do [[homem]] com sua [[Essência]] [[Eterna]] e [[maravilhosa]]”[1].
Linha 6: Linha 6:
: (1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Gnose.
: (1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Gnose.
-
 
-
 
== 2 ==  
== 2 ==  

Edição de 14h54min de 23 de Novembro de 2019

1

Gnose, ou Gnosis, é o substantivo do verbo gignósko, que significa conhecer. Gnose é conhecimento superior, interno, espiritual, iniciático. No grego clássico e no grego popular, koiné, seu significado é semelhante ao da palavra epistéme. Em filosofia, epistéme significa “conhecimento científico” em oposição a “opinião”, enquanto gnosis significa conhecimento em oposição a “ignorância”, chamada de ágnoia. A gnose é um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele conhecimento que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna e maravilhosa”[1].


Referência:
(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Gnose.

2

"Gnose vem da palavra grega gnosis (γνῶσις) “conhecimento” significando o conhecimento direto sobre o divino que por si só provê a salvação (assim conquistando o codinome de “Alta Teologia”). Para os gnósticos antigos, a gnosis existia no âmbito da cosmologia, do mito, da antropologia e da prática usada dentro de seus grupos. Assim, a gnose não era apenas a iluminação, mas também viria acompanhada por uma compreensão — como expressado nos Resumos de Teódoto de Bizâncio — sobre quem somos, o que nos tornamos, onde estamos, para onde fomos lançados, para onde estamos indo, do que estamos nos libertando, o que é o nascimento e o que é o renascimento" (1).


Referência:
(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Gnose.


3

"A Gnose tem vários conceitos e interpretações ao longo da História, mas no Caoísmo tomou o sentido de um estado de consciência que gera ligação direta entre a imensidão do inconsciente e os fios que tecem o destino do universo. Mesmo assim, seu termo é muito mais reconhecido como o substantivo do Gnosticismo, que é uma interpretação cósmica do cristianismo e uma reinterpretação de seus termos em uma visão que sincretiza tradições e transforma eventos e elementos em símbolos de significação oculta. A gnose, portanto, se diferencia profundamente do estado natural de pensamento. Neste estado, a mente não é influenciada pelas preocupações ordinárias, e surgem, além de sensações indescritíveis, insights e percepções totalmente originais e despidas da censura do senso de sobriedade" (1).


Referência:
(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Gnose.
Ferramentas pessoais