Aura

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
 
(8 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
-
== Na obra de arte ==
+
__NOTOC__
-
:Aura, em relação à [[obra]] de arte, é um conceito complexo. Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega "Zoé": "O que se perdeu na reprodução foi o significado [[paidéia|paideumático]], nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica." Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da [[proximidade]] e da [[distância]] (p.42), fazendo uma comparação com o ensaio "A Coisa", de HEIDEGGER.  
+
== 1 ==
 +
: [[Aura]], em [[relação]] à [[obra]] de [[arte]], é um [[conceito]] complexo. Ronaldes de Melo e Souza, por exemplo, liga "[[Aura]]" à [[palavra]] grega ''dzoé'': "O que se perdeu na [[reprodução]] foi o [[significado]] [[paideia]]|paideumático, nos termos do antropólogo, ou a [[significação]] aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da [[aura]] na [[tradução]] oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa [[reprodução]] técnica" (1). Ainda no mesmo [[ensaio]], relaciona "[[Aura]]" à [[questão]] da [[proximidade]] e da [[distância]], fazendo uma comparação com o [[ensaio]] ''A Coisa'' de Heidegger (2).  
-
:Referências:  
+
: Referências:  
-
:SOUZA, Ronaldes de Melo e."A epigênese do pós-moderno", in: "Tempo Brasileiro", Rio, 84, Jan/Mar, 1986, p. 40-44.
+
-
:HEIDEGGER, Martin. "A Coisa", in: "Ensaios e Conferências". Petrópolis: Vozes, 2001.
+
 +
: (1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "A epigênese do pós-moderno". In: ''Revista Tempo Brasileiro''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, nº 84, 1986, pp. 40-4.
 +
: (2) HEIDEGGER, Martin. "A Coisa". In: ______. ''Ensaios e Conferências''. Petrópolis: Vozes, 2001.
-
:'''Ver também:'''
 
-
:*[[Geviert]]
+
: '''Ver também:'''
-
:*[[Pós-modernidade]]
+
-
 
+
: *[[Quaternidade]]
-
== 2 ==
+
: *[[Pós-modernidade]]
-
 
+
-
 
+
-
:Referências:
+
-
:PAZ, Octavio. "Os filhos do barro". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 74,75.
+

Edição atual tal como 01h42min de 29 de Maio de 2018

1

Aura, em relação à obra de arte, é um conceito complexo. Ronaldes de Melo e Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega dzoé: "O que se perdeu na reprodução foi o significado paideia|paideumático, nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica" (1). Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da proximidade e da distância, fazendo uma comparação com o ensaio A Coisa de Heidegger (2).


Referências:
(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "A epigênese do pós-moderno". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, nº 84, 1986, pp. 40-4.
(2) HEIDEGGER, Martin. "A Coisa". In: ______. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2001.


Ver também:
*Quaternidade
*Pós-modernidade
Ferramentas pessoais