Vírus

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

"Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).
A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária, como ideias. O termo vírus de computador nasceu por analogia. A palavra vírion ou víron é usada para se referir a uma única partícula viral que estiver fora da célula hospedeira.
Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies" (1).


Referência:
(1) www.pt.wikipedia.org/wiki/Introdução_aos_vírus

2

"O TR4 é um micróbio, por definição, um ser vivo microscópio. Micróbios vivem dentro de nós e em tudo o que nos rodeia. Há bons e maus, os bons - como leveduras de bebidas e alimentos fermentados - e os desconhecidos, que são maioria. Mais de um século depois de Louis Pasteur inventar a pasteurização e a antirrábica, ainda tateamos no escuro!
Bem antes de a Covid-19 chegar, empacotadores de bananas mexicanas já tinham que trabalhar usando visor e luvas por causa do TR4 - o drama é global" (1).


Referência:
(1) FORBES, Alexandra. "Tem pandemia até nos bananais". In: O Globo, Segundo Caderno, sexta-feira, 26-3-2021, p. 4.