Bruxa

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

Com o surgimento do Cristianismo e a proclamação de um único Deus, surgiu um debate intenso e até agressivo e violento para com aqueles que acreditavam nos Deuses. Contrariando todos os preceitos evangélicos, praticou-se uma violência e intolerância tão grande que os seguidores dos Deuses tiveram de refugiar-se nas aldeias distantes localizadas nos campos. Ora, em latim, a aldeia se denominava: pago, pagonis. Daí adveio a denominação: pagão.
Nesta mesma linha de violência e intolerância, qualquer mulher que fosse dedicada à prática religiosa não cristã passou a ser denominada bruxa. E com o tempo foram também expulsas e mortas. São conhecidas as famosas caças às bruxas. É que elas simplesmente eram portadoras de um poder religioso diferente do cristão. Mas não era sagrado? Claro que acontecia necessariamente no amplo âmbito essencial do sagrado.
O leitor interessado procure ver o filme Alexandria, 2009, direção de Alejandro Amenábar. No filme, a filósofa e cientista Hipátia, porque não quis se converter ao Cristianismo, foi acusada de Bruxaria e morta. Hipátia usa um argumento forte para não se converter: aceitar a fé é não poder mais questionar. E toda a sua atividade intelectual pressupunha o questionar.


- Manuel Antônio de Castro.
Ferramentas pessoais