Ser-com

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Um outro caminho de entender o ser-com além do [[diálogo]] é uma reflexão sobre Unidade a partir do fragmento III de Parmênides. "Pois o mesmo é ser e pensar", e do fragmento 50 de Heráclito: "Auscultando não a mim mas ao logos, é sábio concordar que tudo é um". Antônio Jardim desenvolve essa problemática tematizando a questão da Unidade. E assim afirma: "Uma unidade se caracteriza basicamente enquanto unidade, seja ela originária ou não. Uma unidade é irrepetível no outro, ela não se expõe à dinâmica da igualdade. Uma unidade só é igual a si mesma. É a partir desse ser igual a si mesma que ela é concomitantemente exigência de um outro, de uma outa unidade. Pois só podemos falar em unidade e identidade concreta a partir da tensão identidade/diferença. A unidade é a insuficiência precisa do outro, de outras unidades manifesta pela suficiência só é igual a si mesma" (1).  
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:Um outro caminho de entender o ser-com além do [[diálogo]] é uma reflexão sobre Unidade a partir do fragmento III de Parmênides. "Pois o mesmo é ser e pensar", e do fragmento 50 de Heráclito: "Auscultando não a mim mas ao logos, é sábio concordar que tudo é um". Antônio Jardim desenvolve essa problemática tematizando a questão da Unidade. E assim afirma: "Uma unidade se caracteriza basicamente enquanto unidade, seja ela originária ou não. Uma unidade é irrepetível no outro, ela não se expõe à dinâmica da igualdade. Uma unidade só é igual a si mesma. É a partir desse ser igual a si mesma que ela é concomitantemente exigência de um outro, de uma outra unidade. Pois só podemos falar em unidade e identidade concreta a partir da tensão identidade/diferença. A unidade é a insuficiência precisa do outro, de outras unidades manifesta pela suficiência só é igual a si mesma" (1).  
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:(1) JARDIM, Antônio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7 letras, 2005, p. 53.
:(1) JARDIM, Antônio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7 letras, 2005, p. 53.
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Edição de 21h03min de 28 de fevereiro de 2009

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Um outro caminho de entender o ser-com além do diálogo é uma reflexão sobre Unidade a partir do fragmento III de Parmênides. "Pois o mesmo é ser e pensar", e do fragmento 50 de Heráclito: "Auscultando não a mim mas ao logos, é sábio concordar que tudo é um". Antônio Jardim desenvolve essa problemática tematizando a questão da Unidade. E assim afirma: "Uma unidade se caracteriza basicamente enquanto unidade, seja ela originária ou não. Uma unidade é irrepetível no outro, ela não se expõe à dinâmica da igualdade. Uma unidade só é igual a si mesma. É a partir desse ser igual a si mesma que ela é concomitantemente exigência de um outro, de uma outra unidade. Pois só podemos falar em unidade e identidade concreta a partir da tensão identidade/diferença. A unidade é a insuficiência precisa do outro, de outras unidades manifesta pela suficiência só é igual a si mesma" (1).


Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) JARDIM, Antônio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7 letras, 2005, p. 53.


Ver também:
Ferramentas pessoais