Rito

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(2)
Linha 13: Linha 13:
== 2 ==
== 2 ==
-
:Os ritos são atos, mas atos primordiais, atualização de um exemplar mítico (não qualquer ato), segundo Eliade. Os ritos atualizam atos de [[deuses]], [[herói|heróis]] ou antepassados. Ao mostrar o valor transcendente dos atos, Mircea Eliade está falando, na realidade, dos ritos (1). "Um ritual qualquuiera... se desarolla no sólo en um espacio consagrado, es decir, essencialmente distinto del espacio profano, sino además en un 'tiempo sagrado', 'en aquel tiempo' (In illo tempore, ab origine), es decir, cuando el ritual fue llevado a cabo, por vez primera por un dios, un antepasado o un heroe." (2)  "... se considera que los actos religiosos han sido fundados por los dioses, héroes civilizados o antepassados míticos." (3) "Hemos visto que todos los rituales imitan un arquetipo divino y que su reactualización continua ocurre en el mismo instante mítico atemporal." (4). A separação entre o sagrado e o profano deu lugar ao [[símbolo|simbólico]] e preparou a fuga dos deuses, pelo advento da [[secularização]] da [[realidade]]. No dizer de Heráclito, o [[extraordinário|extra-ordinário]] habita o habitual e diário.  
+
:Os ritos são atos, mas atos primordiais, atualização de um exemplar mítico (não qualquer ato), segundo Eliade. Os ritos atualizam atos de [[deuses]], [[herói|heróis]] ou antepassados. Ao mostrar o valor transcendente dos atos, Mircea Eliade está falando, na realidade, dos ritos (1). "Um ritual qualquuiera... se desarolla no sólo en um espacio consagrado, es decir, essencialmente distinto del espacio profano, sino además en un 'tiempo sagrado', 'en aquel tiempo' (In illo tempore, ab origine), es decir, cuando el ritual fue llevado a cabo, por vez primera por un dios, un antepasado o un heroe" (2). "... se considera que los actos religiosos han sido fundados por los dioses, héroes civilizados o antepassados míticos" (3). "Hemos visto que todos los rituales imitan un arquetipo divino y que su reactualización continua ocurre en el mismo instante mítico atemporal" (4). A separação entre o sagrado e o profano deu lugar ao [[símbolo|simbólico]] e preparou a fuga dos deuses, pelo advento da [[secularização]] da [[realidade]]. No dizer de Heráclito, o [[extraordinário|extra-ordinário]] habita o habitual e diário.  

Edição de 23h12min de 22 de Outubro de 2009

1

O rito está não só ligado ao mito mas também ao culto. E neles o agenciamento de diferentes linguagens evoca uma poética, a poética mítica.


- Manuel Antônio de Castro


Ver também:


2

Os ritos são atos, mas atos primordiais, atualização de um exemplar mítico (não qualquer ato), segundo Eliade. Os ritos atualizam atos de deuses, heróis ou antepassados. Ao mostrar o valor transcendente dos atos, Mircea Eliade está falando, na realidade, dos ritos (1). "Um ritual qualquuiera... se desarolla no sólo en um espacio consagrado, es decir, essencialmente distinto del espacio profano, sino además en un 'tiempo sagrado', 'en aquel tiempo' (In illo tempore, ab origine), es decir, cuando el ritual fue llevado a cabo, por vez primera por un dios, un antepasado o un heroe" (2). "... se considera que los actos religiosos han sido fundados por los dioses, héroes civilizados o antepassados míticos" (3). "Hemos visto que todos los rituales imitan un arquetipo divino y que su reactualización continua ocurre en el mismo instante mítico atemporal" (4). A separação entre o sagrado e o profano deu lugar ao simbólico e preparou a fuga dos deuses, pelo advento da secularização da realidade. No dizer de Heráclito, o extra-ordinário habita o habitual e diário.


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) ELIADE, Mircea. El mito del eterno retorno. Madrid, Alianza, 1972, p. 15.
(2) Idem, p. 28.
(3) Idem, p. 29.
(4) Idem, p. 75.


Ver também: