Personagem-questão

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : O que é uma personagem-questão? É uma personagem que como tal não existe senão para encarnar, hipostasiar uma ou mais questões. O próprio Rosa as...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: O que é uma [[personagem-questão]]? É uma [[personagem]] que como tal não existe senão para encarnar, [[hipostasiar]] uma ou mais [[questões]]. O próprio Rosa as denomina persona-gente.
+
: O que é uma [[personagem-questão]]? É uma [[personagem]] que como tal não existe senão para encarnar, [[hipostasiar]] uma ou mais [[questões]]. O próprio Rosa as denomina persona-gente. Riobaldo aparece contando para um [[leitor-questão]] toda a [[estória]] e [[história]] de sua [[vida]]. Porém, o [[leitor]], aparentemente nunca diz [[nada]]. Só [[escuta]]. É nessa [[escuta]] que podemos, dialogando, [[escutar]] tanto o que a [[imagem-questão]] [[ser-tão]] quer nos dizer, quanto a [[imagem-questão]] [[veredas]]. O que é [[imagem-questão]]? É uma [[imagem-poética]] que se torna [[verbo]] e [[presença]] para [[manifestar]] de modo vivo a [[questão]] ou [[questões]]. Por isso também podemos nomeá-la [[imagem-poética]], na medida em que toda [[poética]] pensa o [[acontecer]] do [[ser]], no [[dizer]] do Rosa, o [[ser-tão]]. Esse [[dizer]] é o que quis [[dizer]] com [[verbo]] e [[presença]], pois no caso trata-se da [[essência]] do [[agir]] e [[pensar]].  
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 22h57min de 21 de Setembro de 2017

1

O que é uma personagem-questão? É uma personagem que como tal não existe senão para encarnar, hipostasiar uma ou mais questões. O próprio Rosa as denomina persona-gente. Riobaldo aparece contando para um leitor-questão toda a estória e história de sua vida. Porém, o leitor, aparentemente nunca diz nada. Só escuta. É nessa escuta que podemos, dialogando, escutar tanto o que a imagem-questão ser-tão quer nos dizer, quanto a imagem-questão veredas. O que é imagem-questão? É uma imagem-poética que se torna verbo e presença para manifestar de modo vivo a questão ou questões. Por isso também podemos nomeá-la imagem-poética, na medida em que toda poética pensa o acontecer do ser, no dizer do Rosa, o ser-tão. Esse dizer é o que quis dizer com verbo e presença, pois no caso trata-se da essência do agir e pensar.


- Manuel Antônio de Castro