Ler

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: Cf. [[Leitura]] neste dicionário.
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: "Ler, em sentido poético, é sempre [[questionar-se]], mas cujo [[caminho]] de [[leitura]] nos expõe e exige decisões de [[sentido]] de nosso [[viver]]. Nesse momento, aparece a [[diferença]] entre a [[experiência]] e a [[experienciação]] da leitura, pois esta não apenas nos informa algo, mas nos põe em questão. E isso é compreendermo-nos" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 111.

Edição de 15h55min de 26 de Maio de 2016

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Ler é um agir de grande e profunda complexidade. Jamais pode ser reduzido ao ato banal de decodificar algo escrito. Em vista disso está muito além de qualquer letramento. Em todo ler já estão implícitas três questões essenciais: o que é a realidade, o que é o ser humano e como se dá a referência entre realidade e ser humano. Melhor que realidade é dizer Ser, para sermos logo jogados no próprio do ser humano. Note-se que aí humano já é um desdobramento e manifestação do próprio Ser, realidade. A questão correlata está em que apreender a diferenciação do ser humano de todos os outros seres ou entes da realidade sempre foi a questão por excelência em todas as culturas e épocas. E é nesse momento que o ler incorpora toda a sua complexidade, pois, em última instância, ler é ler-se. Mas este "se" reflexivo não diz algo subjetivo, porém, o vigorar do próprio Ser em todo sendo/ente. Ler desde sempre é já um dizer. Por isso, o verbo latino que deu origem ao verbo ler, em português, antes de ser apreendido como ler, significa dizer. É o verbo legere por sucessivas quedas: 1a. Do "e" final; 2a. Depois da gutural sonora "g" (lei fonética de transformação histórica), resultando em "leer", finalmente ler, por contração de "ee".


- Manuel Antônio de Castro
Cf. Leitura neste dicionário.


2

"Ler, em sentido poético, é sempre questionar-se, mas cujo caminho de leitura nos expõe e exige decisões de sentido de nosso viver. Nesse momento, aparece a diferença entre a experiência e a experienciação da leitura, pois esta não apenas nos informa algo, mas nos põe em questão. E isso é compreendermo-nos" (1).


Referênica:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 111.