Interioridade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 00h01min de 23 de março de 2010 por Profmanuel (Discussão | contribs)
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Foi o cristianismo quem trouxe e condicionou a explicitação sempre maior desta realidade, que chamamos interioridade, um ente que pode entrar em si mesmo e que, ao entrar em si mesmo, existe segregado do resto do universo, da exterioridade. O grande pensador da interioridade foi Santo Agostinho. Para ele, Deus está na alma de um modo mais interior do que a própria substância da alma é interior a si mesma. Filosofar é progredir na interiorização reflexiva, segundo ele, mas essa interiorização deve, por fim, transformar-se num transcender-se a si mesmo, em direção ao fundamento. Ao investigá-lo, a filosofia começa a ser teológica. Quando o fundamento se torna a razão, a interioridade se torna antropológica. As formas romanescas da modernidade palmilham o caminho da interioridade. Por isso, a arte é mais do que essas formas e não se reduz simplesmente a essa interioridade. Na arte não há separação entre interioridade e exterioridade.


- Manuel Antônio de Castro