Interesse

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"O homem e só o homem é o ''ente'', isto é, o modo de [[ser]], interessado, ou seja, que é, vê-se, ''sente-se'' ou dá-se conta desde dentro ([["inter"]]) de seu próprio modo de ser ("esse"). Ele é um ''entre-ser'', ou seja, permeado, entre-meado de ser. E isso é o seu [[viver]], o seu [[existir]] - o seu '''é'''. Esta é, pois, sua força, seu valor - sua [[essência]]. Ver (ou ouvir), portanto, não fala direta ou imediatamente do sentido da [[visão]] (ou da [[audição]]), mas evoca o modo de ser que é ser no sentido (na determinação, na "Bestimmung", no ''tom'' ou na ''entonação'') do aparecer ou do fazer-se visível - quer dizer: ser na [[verdade]] ou na [[história]] (do ser)" (1).
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:"O homem e só o homem é o [[''ente'']], isto é, o modo de [[ser]], interessado, ou seja, que é, vê-se, ''sente-se'' ou dá-se conta desde dentro ([["inter"]]) de seu próprio modo de ser ("esse"). Ele é um ''entre-ser'', ou seja, permeado, entre-meado de ser. E isso é o seu [[viver]], o seu [[existir]] - o seu '''é'''. Esta é, pois, sua força, seu valor - sua [[essência]]. Ver (ou ouvir), portanto, não fala direta ou imediatamente do sentido da [[visão]] (ou da [[audição]]), mas evoca o modo de ser que é ser no sentido (na determinação, na "Bestimmung", no ''tom'' ou na ''entonação'') do aparecer ou do fazer-se visível - quer dizer: ser na [[verdade]] ou na [[história]] (do ser)" (1).

Edição de 16h22min de 20 de março de 2010

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"O homem e só o homem é o [[ente]], isto é, o modo de ser, interessado, ou seja, que é, vê-se, sente-se ou dá-se conta desde dentro ("inter") de seu próprio modo de ser ("esse"). Ele é um entre-ser, ou seja, permeado, entre-meado de ser. E isso é o seu viver, o seu existir - o seu é. Esta é, pois, sua força, seu valor - sua essência. Ver (ou ouvir), portanto, não fala direta ou imediatamente do sentido da visão (ou da audição), mas evoca o modo de ser que é ser no sentido (na determinação, na "Bestimmung", no tom ou na entonação) do aparecer ou do fazer-se visível - quer dizer: ser na verdade ou na história (do ser)" (1).


Referência:
(1) Fogel, Gilvan. Mímeo/2009.