Faculdade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"[[Pensar]] constitui, ao lado de [[desejar]], querer e sentir, uma de nossas faculdades. Em toda faculdade e em todo modo de comportar-se sempre nos referimos ao [[ente]], não exclusivamente no pensar. Disso não há dúvida. Todavia, a distinção  "Ser e Pensar" indica algo mais essencial do que apenas uma relação com o ente. Essa distinção surge de uma correspondência intrínseca e originária do que nela se distingue e separa, com o ser em si mesmo. O título "Ser e Pensar" evoca uma distinção que é como que exigida pelo próprio [[Ser]]" (1). Deve então ficar claro  que a compreensão do ser humano dentro de um conjunto de faculdades só é possível se o limitamos à sua realidade como ente, mas como afirmar qualquer ente sem o ser? Por isso, pensado no horizonte do Ser – e há outro? – o [[homem]] não tem faculdades, pois estas pressupõem já o horizonte do [[Ser]].  
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:"[[Pensar]] constitui, ao lado de [[desejar]], querer e sentir, uma de nossas faculdades. Em toda faculdade e em todo modo de comportar-se sempre nos referimos ao [[ente]], não exclusivamente no pensar. Disso não há dúvida. Todavia, a distinção  'Ser e Pensar' indica algo mais essencial do que apenas uma relação com o ente. Essa distinção surge de uma correspondência intrínseca e originária do que nela se distingue e separa, com o ser em si mesmo. O título 'Ser e Pensar' evoca uma distinção que é como que exigida pelo próprio [[Ser]]" (1). Deve então ficar claro  que a compreensão do ser humano dentro de um conjunto de faculdades só é possível se o limitamos à sua realidade como ente, mas como afirmar qualquer ente sem o ser? Por isso, pensado no horizonte do Ser – e há outro? – o [[homem]] não tem faculdades, pois estas pressupõem já o horizonte do [[Ser]].  

Edição de 00h06min de 24 de Agosto de 2009

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"Pensar constitui, ao lado de desejar, querer e sentir, uma de nossas faculdades. Em toda faculdade e em todo modo de comportar-se sempre nos referimos ao ente, não exclusivamente no pensar. Disso não há dúvida. Todavia, a distinção 'Ser e Pensar' indica algo mais essencial do que apenas uma relação com o ente. Essa distinção surge de uma correspondência intrínseca e originária do que nela se distingue e separa, com o ser em si mesmo. O título 'Ser e Pensar' evoca uma distinção que é como que exigida pelo próprio Ser" (1). Deve então ficar claro que a compreensão do ser humano dentro de um conjunto de faculdades só é possível se o limitamos à sua realidade como ente, mas como afirmar qualquer ente sem o ser? Por isso, pensado no horizonte do Ser – e há outro? – o homem não tem faculdades, pois estas pressupõem já o horizonte do Ser.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1)HEIDEGGER, Martin. Introdução à Metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 144.


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