Faculdade
De Dicionário de Poética e Pensamento
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:"[[Pensar]] constitui, ao lado de [[desejar]], querer e sentir, uma de nossas faculdades. Em toda faculdade e em todo modo de comportar-se sempre nos referimos ao [[ente]], não exclusivamente no pensar. Disso não há dúvida. Todavia, a distinção "Ser e Pensar" indica algo mais essencial do que apenas uma relação com o ente. Essa distinção surge de uma correspondência intrÃnseca e originária do que nela se distingue e separa, com o ser em si mesmo. O tÃtulo "Ser e Pensar" evoca uma distinção que é como que exigida pelo próprio Ser". (1) Deve então ficar claro que a compreensão do ser humano dentro de um conjunto de faculdades só é possÃvel se o limitamos a sua realidade como ente, mas como afirmar qualquer ente sem o ser? Por isso, pensado no horizonte do Ser, e há outro?, o homem não tem faculdades, pois estas pressupõem já o horizonte do [[Ser]]. | :"[[Pensar]] constitui, ao lado de [[desejar]], querer e sentir, uma de nossas faculdades. Em toda faculdade e em todo modo de comportar-se sempre nos referimos ao [[ente]], não exclusivamente no pensar. Disso não há dúvida. Todavia, a distinção "Ser e Pensar" indica algo mais essencial do que apenas uma relação com o ente. Essa distinção surge de uma correspondência intrÃnseca e originária do que nela se distingue e separa, com o ser em si mesmo. O tÃtulo "Ser e Pensar" evoca uma distinção que é como que exigida pelo próprio Ser". (1) Deve então ficar claro que a compreensão do ser humano dentro de um conjunto de faculdades só é possÃvel se o limitamos a sua realidade como ente, mas como afirmar qualquer ente sem o ser? Por isso, pensado no horizonte do Ser, e há outro?, o homem não tem faculdades, pois estas pressupõem já o horizonte do [[Ser]]. | ||
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Edição de 22h51min de 21 de Abril de 2009
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- "Pensar constitui, ao lado de desejar, querer e sentir, uma de nossas faculdades. Em toda faculdade e em todo modo de comportar-se sempre nos referimos ao ente, não exclusivamente no pensar. Disso não há dúvida. Todavia, a distinção "Ser e Pensar" indica algo mais essencial do que apenas uma relação com o ente. Essa distinção surge de uma correspondência intrÃnseca e originária do que nela se distingue e separa, com o ser em si mesmo. O tÃtulo "Ser e Pensar" evoca uma distinção que é como que exigida pelo próprio Ser". (1) Deve então ficar claro que a compreensão do ser humano dentro de um conjunto de faculdades só é possÃvel se o limitamos a sua realidade como ente, mas como afirmar qualquer ente sem o ser? Por isso, pensado no horizonte do Ser, e há outro?, o homem não tem faculdades, pois estas pressupõem já o horizonte do Ser.
- Referências:
- (1)HEIDEGGER, Martin. Introdução à MetafÃsica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 144.
- Ver Também: