Essência

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:A palavra essência provém do latim ''essentia'' e está relationada ao verbo latino ''esse'' (ser). Está ligada às palavras gregas ''on'' e ''ousia''. Porém, na trajetória ocidental e metafísica ligou-se muito mais ao [[ente]] do que ao [[Ser]]. Por isso, ela tornou-se um [[conceito]], indicando algo que sub-está como fundamento e [[causa]] de cada ente. Daí ter-se também traduzido por ''sub-stância'', perdendo o caráter verbal que tem em grego e deslocando-se para o [[substantivo]], exercendo a [[função]] de [[sujeito]] na [[proposição]]. Por isso todos os substantivos podem exercer, sintaticamente, a posição funcional de sujeito (ou objeto). Essência significa então a ''natureza'', a ''qüididade'', a ''causa'', podendo se opor a [[existência]] ou realidade. Esta dicotomia não existe nas palavras gregas, nas obras dos grandes pensadores. Essência diz, em verdade, a estrutura em que vigora, ou seja, atua e desenvolve a força de vigor, do [[agir]]. Então essência diz a ''arkhé'', aquilo que não deixa de [[vigorar]] para que algo se torne algo, chegando a seu ''telos''. Essência nunca admite a separação de causa e causado, onde o causado é algo diferente da própria essência. Essência nunca é um conceito geral atribuível a diversas coisas, a diferentes ''sendo'' (entes). Essência é o vigor do Ser no sendo.
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:A palavra essência provém do latim ''essentia'' e está relationada ao verbo latino ''esse'' (ser). Está ligada às palavras gregas ''on'' e ''ousia''. Porém, na trajetória ocidental e metafísica ligou-se muito mais ao [[ente]] do que ao [[Ser]]. Por isso, ela tornou-se um [[conceito]], indicando algo que sub-está como fundamento e [[causa]] de cada ente. Daí ter-se também traduzido por ''sub-stância'', perdendo o caráter verbal que tem em grego e deslocando-se para o [[substantivo]], exercendo a [[função]] de [[sujeito]] na [[proposição]]. Por isso todos os substantivos podem exercer, sintaticamente, a posição funcional de sujeito (ou objeto). Essência significa então a ''natureza'', a ''quididade'', a ''causa'', podendo se opor à [[existência]] ou à realidade. Esta dicotomia não existe nas palavras gregas, nas obras dos grandes pensadores. Essência diz, em verdade, a estrutura em que vigora, ou seja, atua e desenvolve a força de vigor, do [[agir]]. Então essência diz a ''arkhé'', aquilo que não deixa de [[vigorar]] para que algo se torne algo, chegando a seu ''télos''. Essência nunca admite a separação de causa e causado, onde o causado é algo diferente da própria essência. Essência nunca é um conceito geral atribuível a diversas coisas, a diferentes ''sendo'' (entes). Essência é o vigor do Ser no sendo.
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 17h52min de 30 de Abril de 2010

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Essência não é a origem ou natureza de algo conforme diz geralmente o conceito. Essência de algo é o originário do sendo enquanto vigor do Ser. Podemos, portanto, distinguir a essência conceitual e a Essência como vigor do Ser em cada sendo.


- Manuel Antônio de Castro


2

"Por essência não cabe entender algo, alguma coisa por trás, sub- ou pré-existente e que seria, p. ex., a causa desta ou daquela coisa. Não é um núcleo dentro, o caroço, formando o em-si da coisa. Essência é a própria dinâmica de algo fazer-se ou tornar-se algo, a dinâmica ou a força a partir da qual e como a qual algo vem a ser este algo que é e tal qual é - sempre uma escandalosa superfície. Vê-se ou tem-se realmente algo quando conseguimos nos transpor à sua essência, isto é, à sua proveniência, origem ou gênese. Então, partilhamos a coisa na sua gênese, na sua nascividade. Participamos, pois, de seu ser ou modo de ser e, assim, co-nascemos com ela" (1).


Referência:
(1) FOGEL, Gilvan. "Pensamento, elemento, transcendência". In: Revista Scintilla, Curitiba, volume especial, n. 6-03.2009, p. 46-64.


3

A palavra essência provém do latim essentia e está relationada ao verbo latino esse (ser). Está ligada às palavras gregas on e ousia. Porém, na trajetória ocidental e metafísica ligou-se muito mais ao ente do que ao Ser. Por isso, ela tornou-se um conceito, indicando algo que sub-está como fundamento e causa de cada ente. Daí ter-se também traduzido por sub-stância, perdendo o caráter verbal que tem em grego e deslocando-se para o substantivo, exercendo a função de sujeito na proposição. Por isso todos os substantivos podem exercer, sintaticamente, a posição funcional de sujeito (ou objeto). Essência significa então a natureza, a quididade, a causa, podendo se opor à existência ou à realidade. Esta dicotomia não existe nas palavras gregas, nas obras dos grandes pensadores. Essência diz, em verdade, a estrutura em que vigora, ou seja, atua e desenvolve a força de vigor, do agir. Então essência diz a arkhé, aquilo que não deixa de vigorar para que algo se torne algo, chegando a seu télos. Essência nunca admite a separação de causa e causado, onde o causado é algo diferente da própria essência. Essência nunca é um conceito geral atribuível a diversas coisas, a diferentes sendo (entes). Essência é o vigor do Ser no sendo.


- Manuel Antônio de Castro