Ereignis

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
:Ronaldes de Melo e Souza  faz uma tradução especial do termo essencial em Heidegger: Ereignis: evento criptofânico. E vai relacioná-lo com o "e" de ser e tempo. Diz : "O evento criptofânico (das Ereignis) e, por assim dizer, um neutrale tantum (simplesmente neutro), o neutrale (neutro) "e" no título Tempo e Ser. No jogo alethopoético, a alétheia (Ereignis) se fundamenta na léthe (Enteignis). No kryptestai de Heráclito pronunciou-se pela primeira e última vez o que é a retração (léthe) do ser. A léthe é a mística ocultação do sagrado (krypsis he mystike ton hierôn) na sacrossanta automanifestação mística do ser  enquanto ser".  
+
:Ronaldes de Melo e Souza  faz uma tradução especial do termo essencial em [[Heidegger]]: Ereignis: evento criptofânico. E vai relacioná-lo com o "e" de ser e tempo. Diz : "O evento criptofânico (das Ereignis) e, por assim dizer, um neutrale tantum (simplesmente neutro), o neutrale (neutro) "e" no título Tempo e Ser. No jogo alethopoético, a [[alétheia]] (Ereignis) se fundamenta na léthe (Enteignis). No kryptestai de Heráclito pronunciou-se pela primeira e última vez o que é a retração (léthe) do ser. A léthe é a mística ocultação do sagrado (krypsis he mystike ton hierôn) na sacrossanta automanifestação mística do ser  enquanto ser".  

Edição de 18h50min de 8 de janeiro de 2009

1

Ronaldes de Melo e Souza faz uma tradução especial do termo essencial em Heidegger: Ereignis: evento criptofânico. E vai relacioná-lo com o "e" de ser e tempo. Diz : "O evento criptofânico (das Ereignis) e, por assim dizer, um neutrale tantum (simplesmente neutro), o neutrale (neutro) "e" no título Tempo e Ser. No jogo alethopoético, a alétheia (Ereignis) se fundamenta na léthe (Enteignis). No kryptestai de Heráclito pronunciou-se pela primeira e última vez o que é a retração (léthe) do ser. A léthe é a mística ocultação do sagrado (krypsis he mystike ton hierôn) na sacrossanta automanifestação mística do ser enquanto ser".


Referência:

Souza, Ronaldes de Melo e. In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 95, out-dez., 1988, p.17.

Ver Também

Acontecimento