Ereignis
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | __NOTOC__ | ||
== 1 == | == 1 == | ||
:Ronaldes de Melo e Souza faz uma tradução especial do termo essencial em [[Heidegger]]: Ereignis: evento criptofânico. E vai relacioná-lo com o "e" de ser e tempo. Diz : "O evento criptofânico (das Ereignis) e, por assim dizer, um neutrale tantum (simplesmente neutro), o neutrale (neutro) "e" no título Tempo e Ser. No jogo alethopoético, a [[alétheia]] (Ereignis) se fundamenta na léthe (Enteignis). No kryptestai de Heráclito pronunciou-se pela primeira e última vez o que é a retração (léthe) do ser. A léthe é a mística ocultação do sagrado (krypsis he mystike ton hierôn) na sacrossanta automanifestação mística do ser enquanto ser". | :Ronaldes de Melo e Souza faz uma tradução especial do termo essencial em [[Heidegger]]: Ereignis: evento criptofânico. E vai relacioná-lo com o "e" de ser e tempo. Diz : "O evento criptofânico (das Ereignis) e, por assim dizer, um neutrale tantum (simplesmente neutro), o neutrale (neutro) "e" no título Tempo e Ser. No jogo alethopoético, a [[alétheia]] (Ereignis) se fundamenta na léthe (Enteignis). No kryptestai de Heráclito pronunciou-se pela primeira e última vez o que é a retração (léthe) do ser. A léthe é a mística ocultação do sagrado (krypsis he mystike ton hierôn) na sacrossanta automanifestação mística do ser enquanto ser". | ||
Linha 7: | Linha 8: | ||
Souza, Ronaldes de Melo e. In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 95, out-dez., 1988, p.17. | Souza, Ronaldes de Melo e. In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 95, out-dez., 1988, p.17. | ||
- | + | ||
- | [[Acontecimento]] | + | :'''Ver também:''' |
+ | |||
+ | :*[[Acontecimento]] | ||
== 2 == | == 2 == | ||
Linha 14: | Linha 17: | ||
- | + | :'''Ver também:''' | |
- | [[Dar-se]] | + | |
+ | :*[[Dar-se]] |
Edição de 21h32min de 26 de janeiro de 2009
1
- Ronaldes de Melo e Souza faz uma tradução especial do termo essencial em Heidegger: Ereignis: evento criptofânico. E vai relacioná-lo com o "e" de ser e tempo. Diz : "O evento criptofânico (das Ereignis) e, por assim dizer, um neutrale tantum (simplesmente neutro), o neutrale (neutro) "e" no título Tempo e Ser. No jogo alethopoético, a alétheia (Ereignis) se fundamenta na léthe (Enteignis). No kryptestai de Heráclito pronunciou-se pela primeira e última vez o que é a retração (léthe) do ser. A léthe é a mística ocultação do sagrado (krypsis he mystike ton hierôn) na sacrossanta automanifestação mística do ser enquanto ser".
Referência:
Souza, Ronaldes de Melo e. In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 95, out-dez., 1988, p.17.
- Ver também:
2
- Cf. HEIDEGGER, Martin. "Tempo e ser". Os pensadores. Martin Heidegger. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Especialmente pp. 266-71. Ereignis é uma palavra-chave do pensamento de Heidegger e de extrema dificuldade de tradução. Uma possível tradução seria: o aconter-poético-apropriante.
- Ver também: