Epistéme

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:O [[fundamento]] da [[ciência]] está no conceito de ''epistéme''. "A ciência platônica do [[ser]] reporta-se a ''epístasthai'', que significa assumir a [[posição]] ou atitude requerida para se defrontar com algo. No ato de virar a cabeça para mirar o [[fogo]] e, principalmente, no volver o olhar do [[mundo]] [[sensível]] para o mundo [[inteligível]] é que se realiza a ''epistéme'' platônica." (1)
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: "A palavra ''episteme'' deriva do particípio ''epistámenos''. Assim se chama o homem enquanto competente e hábil (competência no sentido de pertencimento). A [[filosofia]] é ''epistéme tis'', uma espécie de competência ''theoriké'', que é capaz de ''theorein'', quer dizer, olhar para algo e envolver e fixar com o olhar aquilo que perscruta. É por isso que a filosofia é ''epistéme theoriké'' " (1).
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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: Referência:
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: (1) HEIDEGGER, Martin. ''Que é isto - a filosofia?''. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 24.
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:Referências:
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: Na obra '''Heráclito''', [[Heidegger]] diz de que [[verbo]] vem ''epistéme'' e qual o seu significado (1). Além disso, diz: ''epistasthai'' - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na [[verdade]], se mostre para nós (''medium''/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma [[coisa]] diz: entender-se com ela e, por isso, ''epístasthai'' significa [[entender]] alguma coisa (3). Isso fica bem claro quando diz: "...''epistemelogike'': o entender-se com o ''[[lógos]]''" (4).
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:(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Atualidade da tragédia grega". In: ROSENFIEL, Denis L. ''Filosofia e Literatura: O trágico''. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p.117
 
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]
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:Em ''Heráclito'', Heidegger diz de que verbo vem ''epistéme'' e qual o seu significado (1). Além disso, diz: ''epistasthai'' - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na [[verdade]], se mostre para nós (''medium''/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma [[coisa]] diz: entender-se com ela e, por isso, ''epístasthai'' significa [[entender]] alguma coisa (3). Isso fica bem claro quando diz: "...''epistemelogike'': o entender-se com o ''[[lógos]]''" (4).
 
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: Referências:
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: (1) HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204.
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: (2) Idem, p. 211.
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: (3) Idem, p. 212.
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: (4) Idem, p. 233.
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
 
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: '''Ver também:'''
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: *[[Atração]]
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204.
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:(2) Idem, p. 211.
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: "E o que diz e significa ''episteme''? É uma palavra composta da preposição ''epi'' e do verbo ''ístamai''. ''Ístamai'' diz [[estar]] em pé, solidamente estabelecido e fundado. E a preposição ''epi'' acrescenta-lhe a conotação de por sobre, em cima, a cavaleiro de, por cima. Da [[integração]] de todas estas [[dimensões]] formou-se, então, a experiência de [[conhecimento]] e [[ciência]] em sentido forte de e próprio de ''episteme''. ''Episteme'' não diz apenas conhecimento, mas todo o [[contexto]] em que se constitui conhecimento" (1).
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:(3) Idem, p. 212.
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:(4) Idem, p. 233.
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:'''Ver também:'''
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: Referência:
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:*[[Atração]]
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O problema filosófico da lógica em Aristóteles". In: -------. ''Filosofia grega - uma introdução''. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 235.

Edição atual tal como 01h23min de 13 de Junho de 2021

1

"A palavra episteme deriva do particípio epistámenos. Assim se chama o homem enquanto competente e hábil (competência no sentido de pertencimento). A filosofia é epistéme tis, uma espécie de competência theoriké, que é capaz de theorein, quer dizer, olhar para algo e envolver e fixar com o olhar aquilo que perscruta. É por isso que a filosofia é epistéme theoriké " (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Que é isto - a filosofia?. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 24.

2

Na obra Heráclito, Heidegger diz de que verbo vem epistéme e qual o seu significado (1). Além disso, diz: epistasthai - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na verdade, se mostre para nós (medium/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma coisa diz: entender-se com ela e, por isso, epístasthai significa entender alguma coisa (3). Isso fica bem claro quando diz: "...epistemelogike: o entender-se com o lógos" (4).


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204.
(2) Idem, p. 211.
(3) Idem, p. 212.
(4) Idem, p. 233.


Ver também:
*Atração

3

"E o que diz e significa episteme? É uma palavra composta da preposição epi e do verbo ístamai. Ístamai diz estar em pé, solidamente estabelecido e fundado. E a preposição epi acrescenta-lhe a conotação de por sobre, em cima, a cavaleiro de, por cima. Da integração de todas estas dimensões formou-se, então, a experiência de conhecimento e ciência em sentido forte de e próprio de episteme. Episteme não diz apenas conhecimento, mas todo o contexto em que se constitui conhecimento" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O problema filosófico da lógica em Aristóteles". In: -------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 235.