Enigma

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '__NOTOC__ Enigma == 1 == :Enigma é o que se coloca como questão originária. Toda questão, enquanto o próprio enigma nos precede, já nascemos e nos movemos nas questõe...')
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
-
Enigma
 
== 1 ==
== 1 ==
-
:Enigma é o que se coloca como [[questão]] originária. Toda questão, enquanto o próprio enigma nos precede, já nascemos e nos movemos nas questões. A questão originária ou enigma jamais se resolve em qualquer conceito ou [[teoria]]. A questão, que é prévia a qualquer [[ver]], solicita sempre o ver originário. Aquele em que Édipo mergulhou quando se cegou, cumprindo o seu destino. O melhor [[caminho]] para pensar toda questão, que é sempre enigma, é constatar como já desde sempre nos movemos no destino. Todo destino já solicita nosso questionar, porque não é algo sem o qual se possa viver. E é então que o destino que é nossa [[vida]] se manifesta como enigma.
+
: Enigma é o que se coloca como [[questão]] originária. Toda questão, enquanto o próprio enigma nos precede, já nascemos e nos movemos nas questões. A questão originária ou enigma jamais se resolve em qualquer conceito ou [[teoria]]. A questão, que é prévia a qualquer [[ver]], solicita sempre o ver originário. Aquele em que Édipo mergulhou quando se cegou, cumprindo o seu destino. O melhor [[caminho]] para pensar toda questão, que é sempre enigma, é constatar como já desde sempre nos movemos no destino. Todo destino já solicita nosso questionar, porque não é algo sem o qual se possa viver. E é então que o destino que é nossa [[vida]] se manifesta como enigma.
:- [[Manuel Antônio de Castro]]
:- [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 01h13min de 4 de Agosto de 2009


1

Enigma é o que se coloca como questão originária. Toda questão, enquanto o próprio enigma nos precede, já nascemos e nos movemos nas questões. A questão originária ou enigma jamais se resolve em qualquer conceito ou teoria. A questão, que é prévia a qualquer ver, solicita sempre o ver originário. Aquele em que Édipo mergulhou quando se cegou, cumprindo o seu destino. O melhor caminho para pensar toda questão, que é sempre enigma, é constatar como já desde sempre nos movemos no destino. Todo destino já solicita nosso questionar, porque não é algo sem o qual se possa viver. E é então que o destino que é nossa vida se manifesta como enigma.


- Manuel Antônio de Castro