Contemporâneo
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | :"Algumas obras sempre foram contemporâneas de outras. Se é verdade que não somos contemporâneos de músicos como Bach, Mozart, Beethoven, não é menos verdade que suas obras são tão contemporâneas nossas quanto as de Stockhausen, Boulez, Berio, Guerra-Peixe, Villa-Lobos etc. Uma grande obra é potencialmente sempre contemporânea, isto é, é capaz de concorrer para o movimento da [[história]] qualquer que ele seja" (1). | + | :"Algumas [[obra|obras]] sempre foram contemporâneas de outras. Se é verdade que não somos contemporâneos de músicos como Bach, Mozart, Beethoven, não é menos verdade que suas obras são tão contemporâneas nossas quanto as de Stockhausen, Boulez, Berio, Guerra-Peixe, Villa-Lobos etc. Uma grande obra é potencialmente sempre contemporânea, isto é, é capaz de concorrer para o movimento da [[história]] qualquer que ele seja" (1). |
Edição de 02h17min de 13 de Setembro de 2009
1
- "Algumas obras sempre foram contemporâneas de outras. Se é verdade que não somos contemporâneos de músicos como Bach, Mozart, Beethoven, não é menos verdade que suas obras são tão contemporâneas nossas quanto as de Stockhausen, Boulez, Berio, Guerra-Peixe, Villa-Lobos etc. Uma grande obra é potencialmente sempre contemporânea, isto é, é capaz de concorrer para o movimento da história qualquer que ele seja" (1).
- Referência:
- (1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 106.
- Ver também:
2
- "Contemporâneo é o que habita uma mesma temporalidade. Se compreendermos assim, a contemporaneidade será composta tanto pelo que se faz hoje, quanto pelo que se fez no passado e que, de um ou outro modo, ainda persiste e insiste em permanecer vigendo, conformando e confirmando esta mesma contemporaneidade" (1).
- Referência:
- (1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 111.
- Ver também: