Condição (humana)

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
-
:Muitas são as circunstâncias em que todo ente se desenvolve: históricas, sociais, psicológicas etc. Mas só o ser [[humano]] se defronta com a [[liberdade]] de ter de escolher entre ser e não-ser. É que ele é jogado no aberto da [[clareira]], pela qual tem de experienciar o limite e o não-limite, ou seja, a [[experienciação]] de [[mundo]] enquanto [[transcendência]]. Isso é denominado ''condição humana''. Esta diz a Essencialização do ser humano na sua [[referência]] ao [[Ser]]. Então será Essencicalmente livre quando sair do âmbito do ente e se deixar tomar pelo Ser.   
+
:Muitas são as circunstâncias em que todo ente se desenvolve: históricas, sociais, psicológicas etc. Mas só o ser [[humano]] se defronta com a [[liberdade]] de ter de escolher entre ser e não-ser. É que ele é jogado no aberto da [[clareira]], pela qual tem de experienciar o limite e o não-limite, ou seja, a [[experienciação]] de [[mundo]] enquanto [[transcendência]]. Isso é denominado ''condição humana''. Esta diz a Essencialização do ser humano na sua [[referência]] ao [[Ser]]. Então será Essencialmente livre quando sair do âmbito do ente e se deixar tomar pelo Ser.   
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 01h25min de 24 de Julho de 2010

Muitas são as circunstâncias em que todo ente se desenvolve: históricas, sociais, psicológicas etc. Mas só o ser humano se defronta com a liberdade de ter de escolher entre ser e não-ser. É que ele é jogado no aberto da clareira, pela qual tem de experienciar o limite e o não-limite, ou seja, a experienciação de mundo enquanto transcendência. Isso é denominado condição humana. Esta diz a Essencialização do ser humano na sua referência ao Ser. Então será Essencialmente livre quando sair do âmbito do ente e se deixar tomar pelo Ser.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais