Clareira

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:(1) LISPECTOR, Clarice. ''Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres''. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974, p. 73
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:(1) LISPECTOR, Clarice. ''Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres''. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974, p. 73.
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:"O destino se apropria como a clareira do ser, que é, enquanto clareira. É a clareira que outorga a proximidade do ser. Nessa proximidade, na clareira do "Da" (lugar), mora o homem como  ex-sistente, sem que ele já possa hoje experimentar e assumir esse morar".  
:"O destino se apropria como a clareira do ser, que é, enquanto clareira. É a clareira que outorga a proximidade do ser. Nessa proximidade, na clareira do "Da" (lugar), mora o homem como  ex-sistente, sem que ele já possa hoje experimentar e assumir esse morar".  

Edição de 21h32min de 24 de janeiro de 2009

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"Descobrindo o sublime no trivial, o invisível sob o tangível - ela própria toda desarmada como se tivesse naquele momento sabido que sua capacidade de descobrir os segredos da vida natural ainda estivesse intacta. E desarmada também pela leve angústia que lhe veio ao sentir que podia descobrir outros segredos, talvez um mortal. Mas sabia que era ambiciosa: desprezaria o sucesso fácil e quereria, mesmo com medo, subir cada vez mais alto ou descer cada vez mais baixo" (1).


Referências:
(1) LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974, p. 73.

2

"O destino se apropria como a clareira do ser, que é, enquanto clareira. É a clareira que outorga a proximidade do ser. Nessa proximidade, na clareira do "Da" (lugar), mora o homem como ex-sistente, sem que ele já possa hoje experimentar e assumir esse morar".


Referências:
HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1967, p. 61.

Ver também


3

Martin Heidegger trata da CLAREIRA, acentuando a dupla ocultação, a dupla reserva.


Referências:
HEIDEGGER, Martin. O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. In: Os pensadores. Martin Heidegger. S. Paulo, Abril Cultural, 1979.
__________. A origem da obra de arte. Tradução de Manuel Antônio de Castro e Idalina Azevedo da Silva. Acessível para consulta estritamente acadêmica em: www.travessiapoetica.blogspot.com, §§ 104-112.
__________. Os pensadores. Os pré-socráticos. A sentença de Anaximandro. São Paulo, Abril Cultural, 1978, p.32-33.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Saussure e Holderlin" in: Aprendendo a pensar I. Petrópolis, Vozes, 1977.


Ver também