Bem

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"Na e com a [[libertação]] da [[liberdade]], o [[homem]] nunca deixa de apostar no Bem. Por isso é que o Bem se dá e só se dá no apelo e como apelo de libertação. Aqui Bem não diz bons [[costumes]], nem as normas da [[moralidade]], nem [[valor]] de um ou para um [[sujeito]], mas [[origem]] e fonte de [[ser]]. O Bem se recomenda, como desafio de conquista da liberdade numa luta sem tréguas pela libertação. Bem e liberdade coincidem, por provirem e conviverem numa mesma aposta ontológica de uma [[realização]] criadora em tudo que se faz e/ou se deixa de fazer. Neste nível de empenho radical, [[fazer]] já é ser e ser já inclui fazer. Pois na [[condição humana]], ser e [[ter]] jogam o [[mesmo]] [[jogo]], o jogo de uma incessante libertação" (1).
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: Referência:
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O Édipo em Píndaro e Freud". In: ''Filosofia contemporânea''. Teresópolis: Daimon Editora, 2013, 63.

Edição de 20h45min de 23 de Julho de 2015

1

Bem é o engendramento do que é pelo Belo.


- Manuel Antônio de Castro


Ver também:


2

"Na e com a libertação da liberdade, o homem nunca deixa de apostar no Bem. Por isso é que o Bem se dá e só se dá no apelo e como apelo de libertação. Aqui Bem não diz bons costumes, nem as normas da moralidade, nem valor de um ou para um sujeito, mas origem e fonte de ser. O Bem se recomenda, como desafio de conquista da liberdade numa luta sem tréguas pela libertação. Bem e liberdade coincidem, por provirem e conviverem numa mesma aposta ontológica de uma realização criadora em tudo que se faz e/ou se deixa de fazer. Neste nível de empenho radical, fazer já é ser e ser já inclui fazer. Pois na condição humana, ser e ter jogam o mesmo jogo, o jogo de uma incessante libertação" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O Édipo em Píndaro e Freud". In: Filosofia contemporânea. Teresópolis: Daimon Editora, 2013, 63.