Aura

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Aura, em relação à [[obra]] de arte, é um conceito complexo. Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega ''dzoé'': "O que se perdeu na reprodução foi o significado [[paideia|paideumático]], nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica" (1). Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da [[proximidade]] e da [[distância]] , fazendo uma comparação com o ensaio "A Coisa", de Heidegger (2).  
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:Aura, em relação à [[obra]] de arte, é um conceito complexo. Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega ''dzoé'': "O que se perdeu na reprodução foi o significado [[paideía|paideumático]], nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica" (1). Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da [[proximidade]] e da [[distância]] , fazendo uma comparação com o ensaio "A Coisa", de Heidegger (2).  
:Referências:  
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:(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "A epigênese do pós-moderno". In: ''Revista Tempo Brasileiro'', nº 84. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986, pp. 40-44.  
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:(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "A epigênese do pós-moderno". In: ''Revista Tempo Brasileiro'', nº 84. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986, pp. 40-4.  
:(2) HEIDEGGER, Martin. "A Coisa". In:______. ''Ensaios e Conferências''. Petrópolis: Vozes, 2001.
:(2) HEIDEGGER, Martin. "A Coisa". In:______. ''Ensaios e Conferências''. Petrópolis: Vozes, 2001.
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:'''Ver também:'''
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Edição de 19h35min de 11 de Setembro de 2009

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Aura, em relação à obra de arte, é um conceito complexo. Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega dzoé: "O que se perdeu na reprodução foi o significado paideumático, nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica" (1). Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da proximidade e da distância , fazendo uma comparação com o ensaio "A Coisa", de Heidegger (2).


Referências:
(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "A epigênese do pós-moderno". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 84. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986, pp. 40-4.
(2) HEIDEGGER, Martin. "A Coisa". In:______. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2001.


Ver também:
Ferramentas pessoais