Aión
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | :“Aion é o tempo indeterminado, o tempo sem duração, a manutenção e a totalidade do tempo, mas uma totalidade sem bordas. Não é o sempiterno, o tempo com início porém sem fim. É o eterno: o sem começo, sem fim, sem ponto e sem sequência, ou em uma só palavra: sem determinação. Aion é o tempo – tempo do Logos" (1). | + | : “Aion é o tempo indeterminado, o tempo sem duração, a manutenção e a totalidade do tempo, mas uma totalidade sem bordas. Não é o sempiterno, o tempo com início porém sem fim. É o eterno: o sem começo, sem fim, sem ponto e sem sequência, ou em uma só palavra: sem determinação. Aion é o tempo – tempo do Logos" (1). |
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- | :(1) COSTA, Alexandre. ''Thanatos: da possibilidade de um conceito de morte a partir do logos heráclitico''. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 1999, p. 45. | + | : (1) COSTA, Alexandre. ''Thanatos: da possibilidade de um conceito de morte a partir do logos heráclitico''. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 1999, p. 45. |
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+ | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Introdução". In: Revista ''Tempo Brasileiro - Caminhos do pensamento hoje: novas linguagens no limiar do terceiro milênio'', 136, jan.-mar., 1999, p. 6. |
Edição de 02h45min de 1 de Setembro de 2017
1
- "Em grego eternidade se diz: aión, que diz 'força vital', a imagem móvel da eternidade imóvel" (1).
- "Aién é uma forma neutra correspondente à masculina aión, nome que significa 'força vital', 'juventude', 'duração da vida' e ainda 'duração', que em sentido absoluto é 'eternidade'. O advérbio aién diz sempre [...]" (2).
- Referências:
- (1) TORRANO, Jaa. O sentido de Zeus. São Paulo: Iluminuras, 1996, pp. 12-3.
- (2) Idem, p. 18.
2
- “Aion é o tempo indeterminado, o tempo sem duração, a manutenção e a totalidade do tempo, mas uma totalidade sem bordas. Não é o sempiterno, o tempo com início porém sem fim. É o eterno: o sem começo, sem fim, sem ponto e sem sequência, ou em uma só palavra: sem determinação. Aion é o tempo – tempo do Logos" (1).
- Referência:
- (1) COSTA, Alexandre. Thanatos: da possibilidade de um conceito de morte a partir do logos heráclitico. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 1999, p. 45.
3
- "Por que o pensamento vive de uma paciência infinita e tem sempre tempo a perder? Será que sua temporalidade é o aion, o instante azado que alimenta de esperança toda espera, por esperar sempre o inesperado? Será que o pensamento só urge por se realizar na superação contínua da dicotomia entre velocidade e qualidade?" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Introdução". In: Revista Tempo Brasileiro - Caminhos do pensamento hoje: novas linguagens no limiar do terceiro milênio, 136, jan.-mar., 1999, p. 6.