Aión

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(2)
Linha 12: Linha 12:
== 2 ==
== 2 ==
-
:“Aion é o tempo indeterminado, o tempo sem duração, a manutenção e a totalidade do tempo, mas uma totalidade sem bordas. Não é o sempiterno, o tempo com início porém sem fim. É o eterno: o sem começo, sem fim, sem ponto e sem sequência, ou em uma só palavra: sem determinação. Aion é o tempo – tempo do Logos" (1).
+
: “Aion é o tempo indeterminado, o tempo sem duração, a manutenção e a totalidade do tempo, mas uma totalidade sem bordas. Não é o sempiterno, o tempo com início porém sem fim. É o eterno: o sem começo, sem fim, sem ponto e sem sequência, ou em uma só palavra: sem determinação. Aion é o tempo – tempo do Logos" (1).
-
:Referência:
+
: Referência:
-
:(1) COSTA, Alexandre.  ''Thanatos: da possibilidade de um conceito de morte a partir do logos heráclitico''. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 1999, p. 45.
+
: (1) COSTA, Alexandre.  ''Thanatos: da possibilidade de um conceito de morte a partir do logos heráclitico''. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 1999, p. 45.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
== 3 ==
 +
: "Por que o [[pensamento]] vive de uma paciência [[infinita]] e tem sempre [[tempo]] a perder? Será que sua [[temporalidade]] é o ''[[aion]]'', o [[instante]] azado que alimenta de [[esperança]] toda espera, por esperar sempre o inesperado? Será que o [[pensamento]] só urge por se [[realizar]] na superação contínua da [[dicotomia]] entre velocidade e qualidade?" (1).
 +
 
 +
 
 +
: Referência:
 +
 
 +
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Introdução". In: Revista ''Tempo Brasileiro - Caminhos do pensamento hoje: novas linguagens no limiar do terceiro milênio'', 136, jan.-mar., 1999, p. 6.

Edição de 02h45min de 1 de Setembro de 2017

1

"Em grego eternidade se diz: aión, que diz 'força vital', a imagem móvel da eternidade imóvel" (1).
"Aién é uma forma neutra correspondente à masculina aión, nome que significa 'força vital', 'juventude', 'duração da vida' e ainda 'duração', que em sentido absoluto é 'eternidade'. O advérbio aién diz sempre [...]" (2).


Referências:
(1) TORRANO, Jaa. O sentido de Zeus. São Paulo: Iluminuras, 1996, pp. 12-3.
(2) Idem, p. 18.


2

“Aion é o tempo indeterminado, o tempo sem duração, a manutenção e a totalidade do tempo, mas uma totalidade sem bordas. Não é o sempiterno, o tempo com início porém sem fim. É o eterno: o sem começo, sem fim, sem ponto e sem sequência, ou em uma só palavra: sem determinação. Aion é o tempo – tempo do Logos" (1).


Referência:
(1) COSTA, Alexandre. Thanatos: da possibilidade de um conceito de morte a partir do logos heráclitico. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 1999, p. 45.


3

"Por que o pensamento vive de uma paciência infinita e tem sempre tempo a perder? Será que sua temporalidade é o aion, o instante azado que alimenta de esperança toda espera, por esperar sempre o inesperado? Será que o pensamento só urge por se realizar na superação contínua da dicotomia entre velocidade e qualidade?" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Introdução". In: Revista Tempo Brasileiro - Caminhos do pensamento hoje: novas linguagens no limiar do terceiro milênio, 136, jan.-mar., 1999, p. 6.