Horizonte
De Dicionrio de Potica e Pensamento
Tabela de conteúdo |
1
- Pelo horizonte tem-se "a elaboração de uma estrutura e a abertura de uma coalescência de inesgotável indeterminação".
- Referência:
- SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Introdução à poética da ironia". In: Linha de pesquisa - Revista de Letras da UVA, Ano I, No. 1, out. de 2000, pp. 33-34.
2
- Todo enigma e imprecisão do limite se expressa bem no termo horizonte, do grego horidzo, que significa limitar. E esse enigma vê-se bem numa pergunta: "Como caminhar até a linha do horizonte?". No entanto, só podemos, para ser, fazer isso cotidianamente, utopicamente.
3
- Foi um termo lançado por Husserl, mas que ainda é, em sua obra, um conceito empírico fenomenológico. Heidegger o re-elaborou dando-lhe uma dimensão transcendental a priori. Está relacionado à pergunta e ao saber e ao não-saber-ciente.
- Referência:
- HUMMES, Cláudio. "Metafísica". Mimeo, 1963, p. 46. Acessível em: Travessia Poética.
4
- Quando se considera a questão do horizonte em toda a sua amplitude vai aparecer uma das características de Hermes: o deus das encruzilhadas. Ora, essas encruzzilhadas são tanto as do horizonte (vertical e horizontal) como as de limite e não-limite, verdade e não-verdade, ser e não-ser. Por isso, o ser humano é ser-entre (Dasein) e seu percurso se dá no discurso da tra-vessia. Ele é um ser-em-travessia como entre-ser, na liminaridade do horizonte.
5
- Refletir sobre o horizonte é trazer para cena a questão da visão. Conferir essa temática nos cantos de Rosa: "Nada e a nossa condição", de Primeiras estórias, e "Quadrinho de estória" de Tutaméia. Tanto num canto como noutro aparecem as palavras "horizonte" e "visão", ou seja, a temática do ver, relacionada e se movendo no horizonte: "Sejam quais o sol e céu, a palavra horizonte é cura." Porque horizonte diz limite e limiar. Cf. "Quadrinho de estória", in: ROSA, João Guimarães. Tutaméia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967, p. 124.