Tempo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 18h09min de 29 de março de 2009 por Patricia Marouvo (Discussão | contribs)

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O tempo mais justo não é aquele que queemos que aconteça, mas o que acentece sem a permissão de nossa vontade e nos encaminha serena e ferozmente ao horizonte de nossa própria habitação.


- Fábio Santana Pessanha


Ver também:

2

O capítulo 9 de Lavoura arcaica (1) é o mais belo texto que conheço sobre o tempo. Ele é a fonte de toda a realidade e de toda sabedoria. É o tempo como divindade. Ele diz aí coisas sobre o tempo que já pensara de uma maneira simples e profunda - traballho, obejtos. Tendo ao fundo o relógio, trata-se da fala do Pai para a família. O tempo torna-se uma profunda presença do sagrado: o tempo sem medida e o tempo como medida. No capítulo 17, p.15 retoma a temática do tempo.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) MASSAR, Raduan. Lavoura arcaica. São Paulo: Cia. das Letras, 1989, p.53

3

"Vigente é o que dura - o que vige a partir e no âmbito do desencobrimento. Por isso, pertence ao vigorar à presença, não somente desencobrimento, mas também presente. Este presente imperante no vigorar é um caráter do tempo. Seu modo próprio de ser, pré, jamais se deixa apreender através do conceito tradicional de tempo" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "O que quer dizer pensar?". In: Ensaios e coferêencias. Petrópolis: Vozes, 2002, p.123.
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