Pagão

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 21h39min de 24 de Novembro de 2020 por Profmanuel (Discussão | contribs)

1

Com o surgimento do Cristianismo e a proclamação de um único Deus, surgiu um debate intenso e até agressivo e violento para com aqueles que acreditavam nos Deuses. Contrariando todos os preceitos dos evangelhos, praticou-se uma violência e intolerância tão grande que os seguidores dos Deuses tiveram de refugiar-se nas aldeias distantes, localizadas nos campos. Ora, em latim, a aldeia se denominava: pagus, pagi. Daí se formou: paganus, pagani: camponês, aldeão (1). Por isso, todo aquele adorasse os deuses passou a ser denominado: pagão.
Há um filme espanhol que mostra como foi surgindo a perseguição àqueles que veneravam e cultuavam os deuses: Alexandria. Direção de Alejandro Amenábar, 2009. Mostra também a intolerância dos cristãos para com quem se dedicava à ciência e à filosofia. No filme trata-se de Hipátia, famosa cientista por suas pesquisas. Um ex-discípulo seu, que se tornou dirigente cristão, lhe pergunta o motivo por que não aceita a cristã. E ela responde: Eu preciso questionar e quem tem não questiona. , aí, implicava doutrina a respeito da realidade. É um filme muito rico, pois também mostra como começou a rivalidade entre os judeus e os cristãos.


- Manuel Antônio de Castro.
(1) FARIA, Ernesto. Dicionário escolar Latino - Português, 4. e. Departamento Nacional de Educação / Ministério da Educação e Cultura, 1967.
Ferramentas pessoais