Filósofo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 19h44min de 19 de Novembro de 2017 por Profmanuel (Discussão | contribs)

1

"O pensador em tudo e, sobretudo, vive o não saber. Pois pensar não é saber. É não saber. Quando se pensa não se pretende saber, e quando se pretende saber, não se pensa. Desde o Poema de Parmênides, o pensador-filósofo é aquele que não cessa de questionar as raízes em que se encontram e desencontram, numa encruzilhada da verdade, os caminhos do ser, do não ser e do parecer" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A história na filosofia grega". In: ------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 20.


2

"Diversos são os usos que o bom senso atribui às palavras Filósofo, Filosofia e filosofar. Assim se diz que alguém é filósofo quando encara com serenidade tudo que acontece, descobrindo os limites positivos e negativos de todas as coisas e causas, de todos os feitos e fados. Filósofo é quem, na liberdade da vida, conserva o humor e a ironia do espírito diante de qualquer situação" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Definições da filosofia". In: Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro. Revista Tempo brasileiro, 130 / 131, jul.-dez., 1997, p. 146.
Ferramentas pessoais