Explicar

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
-
==1==
+
== 1 ==
-
:Explicar é um processo interpretativo, porém mais ligado à [[análise]], pois pressupõe um modelo em relação ao qual se dá a ex-plicação. Explicar é tornar claro, é se mover no âmbito no sabido e no [[esquecimento]] do que se oculta. "Todo esforço converge para tornar objetiva a [[historicidade]]. Na [[história]], porém, só é objetivo o que se deixa comparar, uma vez que, na comparação de tudo com tudo, se chega a uma explicação. Por isso também a possibilidade de [[comparação]] vale como modelo de [[objetividade]] histórica. O alcance das pesquisas só se estende até onde vai a comparação, base da explicação que processa em objetividade a história. [...] O [[extraordinário]] na história permanece inexplicável" (1).
+
: Explicar é um processo interpretativo, porém mais ligado à [[análise]], pois pressupõe um modelo em relação ao qual se dá a ex-plicação. Explicar é tornar claro, é se mover no âmbito no sabido e no [[esquecimento]] do que se oculta. "Todo esforço converge para tornar objetiva a [[historicidade]]. Na [[história]], porém, só é objetivo o que se deixa comparar, uma vez que, na comparação de tudo com tudo, se chega a uma explicação. Por isso também a possibilidade de [[comparação]] vale como modelo de [[objetividade]] histórica. O alcance das pesquisas só se estende até onde vai a comparação, base da explicação que processa em objetividade a história. [...] O [[extraordinário]] na história permanece inexplicável" (1).
-
:- [[Manuel Antônio de Castro]]
+
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
-
:Referência:
+
: Referência:
-
:(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. In: ''Os pensadores originários''. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 15.
+
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. In: ''Os pensadores originários''. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 15.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
== 2 ==
 +
: "De modo geral, ''[[explicar]]'' consiste em identificar [[relações]] constantes entre [[fenômenos]] ou séries de eventos, cuja regar geral tem a [[forma]] [[lógica]] da ligação [[entre]] [[causa]] e [[efeito]]. Consiste em enquadrar [[fenômenos]] nesse esquema formal, de modo que, para as [[ciências naturais]], a [[natureza]] é concebida como um [[sistema]] de [[relações]] entre [[fatos]], ligados entre si de acordo com certas regras invariáveis, fundadas em [[princípios]] [[universais]]. No caso das [[ciências]] formais, ''[[explicar]]'' consiste em [[deduzir]] propriedades a partir de [[definições]] prévias, de acordo com axiomas ou [[proposições]] evidentes" (1).
 +
 
 +
 
 +
: Referência:
 +
 
 +
: (1) GIACOIA JR., Oswaldo. ''Heidegger urgente'' - introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013, p. 31.
 +
 
 +
: Referência:
 +
 
 +
: (1) GIACOIA JR., Oswaldo. ''Heidegger urgente'' - introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013, p. 30.

Edição de 19h27min de 7 de Setembro de 2017

1

Explicar é um processo interpretativo, porém mais ligado à análise, pois pressupõe um modelo em relação ao qual se dá a ex-plicação. Explicar é tornar claro, é se mover no âmbito no sabido e no esquecimento do que se oculta. "Todo esforço converge para tornar objetiva a historicidade. Na história, porém, só é objetivo o que se deixa comparar, uma vez que, na comparação de tudo com tudo, se chega a uma explicação. Por isso também a possibilidade de comparação vale como modelo de objetividade histórica. O alcance das pesquisas só se estende até onde vai a comparação, base da explicação que processa em objetividade a história. [...] O extraordinário na história permanece inexplicável" (1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. In: Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 15.


2

"De modo geral, explicar consiste em identificar relações constantes entre fenômenos ou séries de eventos, cuja regar geral tem a forma lógica da ligação entre causa e efeito. Consiste em enquadrar fenômenos nesse esquema formal, de modo que, para as ciências naturais, a natureza é concebida como um sistema de relações entre fatos, ligados entre si de acordo com certas regras invariáveis, fundadas em princípios universais. No caso das ciências formais, explicar consiste em deduzir propriedades a partir de definições prévias, de acordo com axiomas ou proposições evidentes" (1).


Referência:
(1) GIACOIA JR., Oswaldo. Heidegger urgente - introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013, p. 31.
Referência:
(1) GIACOIA JR., Oswaldo. Heidegger urgente - introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013, p. 30.
Ferramentas pessoais