Iluminar
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
- | + | [[Iluminar]], ver [[Iluminação]]. | |
- | + | ||
- | : | + | == 1 == |
+ | : "Pensado como o puro iluminar, o [[fogo]] de [[mundo]] traz consigo não somente o [[claridade|claro]] mas também o [[liberdade|livre]], em que tudo [[brilhar|brilha]], mesmo o que se apresenta como contrário. Iluminar é, assim, mais do que só clarear, mais do que só liberar. Num pensamento que medita o sentido e numa reunião recolhedora, iluminar é conduzir algo para o livre, é conceder [[vigência]]" (1). "Nesse sentido, iluminar não é simplesmente clarear e luzir. Isso porque vigorar significa: a partir do [[encobrimento]], durar num [[alétheia|descobrimento]]. Isso porque o clarear que descobre e encobre refere-se ao vigorar do vigente" (2). "É em seu vigor que são iluminados. Também num outro sentido pode-se dizer que são iluminados, a saber: reunidos no [[acontecimento]] apropriador da [[clareira]] e, assim, nunca encobertos mas já sempre des-cobertos" (3). | ||
- | :(1) HEIDEGGER, Martin. "Alétheia". In: ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 244. | + | |
- | :(2) Idem, p. 245. | + | : Referências: |
- | :(3) Idem, p. 246. | + | |
+ | : (1) HEIDEGGER, Martin. "Alétheia". In: ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 244. | ||
+ | : (2) Idem, p. 245. | ||
+ | : (3) Idem, p. 246. |
Edição de 20h49min de 18 de Agosto de 2017
Iluminar, ver Iluminação.
1
- "Pensado como o puro iluminar, o fogo de mundo traz consigo não somente o claro mas também o livre, em que tudo brilha, mesmo o que se apresenta como contrário. Iluminar é, assim, mais do que só clarear, mais do que só liberar. Num pensamento que medita o sentido e numa reunião recolhedora, iluminar é conduzir algo para o livre, é conceder vigência" (1). "Nesse sentido, iluminar não é simplesmente clarear e luzir. Isso porque vigorar significa: a partir do encobrimento, durar num descobrimento. Isso porque o clarear que descobre e encobre refere-se ao vigorar do vigente" (2). "É em seu vigor que são iluminados. Também num outro sentido pode-se dizer que são iluminados, a saber: reunidos no acontecimento apropriador da clareira e, assim, nunca encobertos mas já sempre des-cobertos" (3).
- Referências:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "Alétheia". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 244.
- (2) Idem, p. 245.
- (3) Idem, p. 246.