Genos

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: Em Hesíodo, quando narra a “gênese” dos deuses, ou Teo-gonia, o ''genos'' é o que se poderia chamar de [[princípio]], mas não de [[fundamento]]. Só que este ''genos'' não é princípio porque ele se faz presente em todos os “momentos”, até porque não há “momentos” como [[cronologia]]. O ''genos'' só pode ser considerado princípio no estar sempre principiando. O ''genos'' é sempre um [[acontecer]]. Só nos podemos referir a ele como “princípio” porque está sempre principiando para além de toda carga genética e dos principiados.
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: Em Hesíodo, quando narra a “gênese” dos [[deuses]], ou Teo-gonia, o ''[[genos]]'' é o que se poderia chamar de [[princípio]], mas não de [[fundamento]]. Só que este ''[[genos]]'' não é [[princípio]] porque ele se faz presente em todos os “momentos”, até porque não há “momentos” como [[cronologia]]. O ''[[genos]]'' só pode ser considerado [[princípio]] no estar sempre principiando. O ''[[genos]]'' é sempre um [[acontecer]]. Só nos podemos referir a ele como “[[princípio]]” porque está sempre principiando para além de toda carga genética e dos principiados.
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 01h54min de 18 de Maio de 2017

1

"Proveniência, Platão a designa com a palavra to genos. Geralmente entende-se genos em três níveis:
1o. a proveniência, como tempo, lugar ou condição de nascer;
2o. a origem, como descendência, raça, linhagem ou estirpe;
3o. gênero, espécie, parentesco ou sexo".


- Referência bibliográfica:
- LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Introdução ao Sofista de Platão". In: ------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis (RJ): Daimon Editora, 2010, p. 229.

2

Em Hesíodo, quando narra a “gênese” dos deuses, ou Teo-gonia, o genos é o que se poderia chamar de princípio, mas não de fundamento. Só que este genos não é princípio porque ele se faz presente em todos os “momentos”, até porque não há “momentos” como cronologia. O genos só pode ser considerado princípio no estar sempre principiando. O genos é sempre um acontecer. Só nos podemos referir a ele como “princípio” porque está sempre principiando para além de toda carga genética e dos principiados.


- Manuel Antônio de Castro
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