Divino
De Dicionário de Poética e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→2) |
||
Linha 22: | Linha 22: | ||
: (1) FRANCALANCI, Carla. "AntÃgona e as leis não escritas". In: Revista ''Tempo Brasileiro'', 157. Rio de Janeiro, abr.-jun., 2004, p. 50. | : (1) FRANCALANCI, Carla. "AntÃgona e as leis não escritas". In: Revista ''Tempo Brasileiro'', 157. Rio de Janeiro, abr.-jun., 2004, p. 50. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | == 3 == | ||
+ | : "Depois a ideia de que o Homem é um ser sagrado: Jof e Mia são, para mim, uma imagem importante, pois, mesmo excluindo a teologia, sua natureza divina persiste" (1). |
Edição de 02h46min de 12 de Abril de 2017
1
- "O divino está sempre vigorando, quer considerado com propriedade e pensado com visÃvel gratidão na figura de um santo padroeiro, quer desconsiderado ou mesmo renegado" (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "Construir, habitar, pensar". In: Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 132.
- Ver também:
2
- "Os deuses gregos não são a pura liberdade, acima da necessidade representada pelas leis da natureza: eles são a própria natureza, desde que a compreendamos sem nenhuma conotação bucólica ou idÃlica, nem como a contrapartida ao campo humano. "Natureza" aqui não diz mais do que a realidade em seu todo, considerada a partir dos poderes e limites que cada âmbito da realidade possui. O peso da pedra, a leveza da chama, a perene fluidez da água, o poder desvairante do amor, a força desocultadora da palavra, o poder soberano do cuidado, de velar para que cada coisa se mostre e consume como isso que ela é: isto é o que perfaz, basicamente, a experiência grega do divino" (1).
- Referência:
- (1) FRANCALANCI, Carla. "AntÃgona e as leis não escritas". In: Revista Tempo Brasileiro, 157. Rio de Janeiro, abr.-jun., 2004, p. 50.
3
- "Depois a ideia de que o Homem é um ser sagrado: Jof e Mia são, para mim, uma imagem importante, pois, mesmo excluindo a teologia, sua natureza divina persiste" (1).