Poder
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | :"Geralmente se entende por poder a força material à disposição de um [[sujeito]]. No entanto, poder nem sempre possui [[natureza]] material e nem toda força material é poder. A [[Essência]] do poder é o "eu posso" da [[subjetividade]]. Trata-se de uma determinação [[metafísica]] que reduz toda [[realidade]] à [[objetividade]], e toda inferioridade, à subjetividade. No âmbito do poder não pode haver [[mistério]]" (1). | + | : "Devido ao mecanismo da [[funcionalidade]], uma [[sociedade]] dominada por [[relações]] funcionais tende a substituir a [[autoridade]] pelo poder. Geralmente se entende por poder a força material à disposição de um [[sujeito]]. No entanto, poder nem sempre possui [[natureza]] material e nem toda força material é poder. A [[Essência]] do poder é o "eu posso" da [[subjetividade]]. Trata-se de uma determinação [[metafísica]] que reduz toda [[realidade]] à [[objetividade]], e toda inferioridade, à [[subjetividade]]. No âmbito do poder não pode haver [[mistério]]" (1). |
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- | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Aprendendo a pensar I''. Teresópolis: Daimon, 2008, p. 225. | + | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Poder e autoridade no cristianismo". In: --------. ''Aprendendo a pensar I''. Teresópolis: Daimon, 2008, p. 225. |
Edição de 14h09min de 8 de Setembro de 2016
1
- "Devido ao mecanismo da funcionalidade, uma sociedade dominada por relações funcionais tende a substituir a autoridade pelo poder. Geralmente se entende por poder a força material à disposição de um sujeito. No entanto, poder nem sempre possui natureza material e nem toda força material é poder. A Essência do poder é o "eu posso" da subjetividade. Trata-se de uma determinação metafísica que reduz toda realidade à objetividade, e toda inferioridade, à subjetividade. No âmbito do poder não pode haver mistério" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Poder e autoridade no cristianismo". In: --------. Aprendendo a pensar I. Teresópolis: Daimon, 2008, p. 225.