Valor

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(2)
(1)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:O valor está ligado à [[linguagem]]; e esta ao [[sentido]]; e este à [[compreensão]]; e esta à abertura para o [[Ser]], o qual se manifesta poeticamente. [[Interpretar]] poeticamente é se abrir para o Ser enquanto linguagem. E nisso consiste o [[ético]], ou seja, medir-se pela [[medida]]. O ético nos advém na eclosão da medida.
+
:O valor está ligado à [[linguagem]]; e esta ao [[sentido]]; e este à [[compreensão]]; e esta à abertura para o sentido do [[Ser]], o qual se manifesta poeticamente. [[Interpretar]] poeticamente é abrir-se para o sentido do Ser enquanto linguagem. E nisso consiste o [[ético]], ou seja, medir-se pela [[medida]] do sentido do Ser. O ético nos advém na eclosão de uma tal medida, ou seja, a [[verdade]] do Ser. Porém, a sua verdade é a [[não-verdade]] porque não se pode confundir com a verdade relacionada aos entes, daí também não poder ser confundida a medida das relações entitavas com a medida fundada no Ser. E dessa maneira se diferencia a [[moral]] (entes e suas relações) da [[ética]] (medida do Ser).
Linha 10: Linha 10:
:Cf. HEIDEGGER, Martin. "... poeticamente habita o homem". In: ______. ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002.
:Cf. HEIDEGGER, Martin. "... poeticamente habita o homem". In: ______. ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002.
-
 
== 2 ==
== 2 ==

Edição de 13h21min de 17 de Outubro de 2012

1

O valor está ligado à linguagem; e esta ao sentido; e este à compreensão; e esta à abertura para o sentido do Ser, o qual se manifesta poeticamente. Interpretar poeticamente é abrir-se para o sentido do Ser enquanto linguagem. E nisso consiste o ético, ou seja, medir-se pela medida do sentido do Ser. O ético nos advém na eclosão de uma tal medida, ou seja, a verdade do Ser. Porém, a sua verdade é a não-verdade porque não se pode confundir com a verdade relacionada aos entes, daí também não poder ser confundida a medida das relações entitavas com a medida fundada no Ser. E dessa maneira se diferencia a moral (entes e suas relações) da ética (medida do Ser).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
Cf. HEIDEGGER, Martin. "... poeticamente habita o homem". In: ______. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.

2

Este é o tema central do livro Saudades do carnaval. Muito importante é a análise da questão da intersubjetividade vista por Habermas. Mas esta parte da crítica de três autores: Schütz, Wittgenstein e Gada. O autor deixa bem claro que se trata de ver o problema sob o ângulo da sociologia, isto é, como a sociologia pode ao mesmo tempo ser científica e incluir a ação não instrumental, ou seja, a partir de valores que passam por uma compreensão subjetiva.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) MERQUIOR, José Guilherme. Saudades do carnaval. Rio de Janeiro: Forense, 1972.
Ferramentas pessoais