Dialética

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:(1) Heráclito, Fragmento 30. In: ''Os pensadores originários'', Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.
:(1) Heráclito, Fragmento 30. In: ''Os pensadores originários'', Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.
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:"Mas o próprio [[mundo]], o ser que nos rodeia e existe no nosso [[íntimo]] não é nunca unilateral. Nenhuma [[criatura]] humana, nenhuma [[ação]] é inteiramente ''Sansara'' nem inteiramente ''Nirvana''. Homem algum é totalmente [[santo]] ou totalmente [[pecador]]" (1).
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:Referência:
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: (1) HESSE, Hermann. ''Sidarta''. Trad. Herbert Caro. Rio de Janeiro: O Globo, 2003, p. 117.

Edição de 01h24min de 13 de fevereiro de 2012

1

"O mundo, o mesmo em todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez, mas sempre foi, é e será, fogo sempre vivo, acendendo segundo a medida e segundo a medida apagando" (1). Este é o sentido originário de dialética, aquela em que toda a realidade já se dá retraindo-se e que não depende de nenhuma teoria nem jamais é passível de qualquer síntese, porque não depende, como diz o pensador, de nenhum movimento de relações circunstanciais e conjunturais, pois sua medida é o ser.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) Heráclito, Fragmento 30. In: Os pensadores originários, Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.


2

"Mas o próprio mundo, o ser que nos rodeia e existe no nosso íntimo não é nunca unilateral. Nenhuma criatura humana, nenhuma ação é inteiramente Sansara nem inteiramente Nirvana. Homem algum é totalmente santo ou totalmente pecador" (1).


Referência:
(1) HESSE, Hermann. Sidarta. Trad. Herbert Caro. Rio de Janeiro: O Globo, 2003, p. 117.
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