Cidadão
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→2) |
(→2) |
||
Linha 6: | Linha 6: | ||
== 2 == | == 2 == | ||
- | : [[Cidadão]] não é o que recebe [[direitos]] [[abstratos]] segundo um [[padrão]] da classe | + | : [[Cidadão]] não é o que recebe [[direitos]] [[abstratos]] segundo um [[padrão]] da classe dominante, mas aquele que se realiza [[poeticamente]] em suas [[possibilidades]] e as consuma na [[convivência]] [[familiar]] e [[social]]. |
: - [[Manuel Antônio de Castro]] | : - [[Manuel Antônio de Castro]] |
Edição atual tal como 22h03min de 8 de Junho de 2025
1
- Ser cidadão é ser o sentido que se recebeu para ser, porque cada um já recebeu esse sentido, já o recebeu como próprio. Este é o destino que cada um já recebe ao nascer. Destino são possibilidades poéticas de ser o que já se é. Veja o verbete cidadania.
2
- Cidadão não é o que recebe direitos abstratos segundo um padrão da classe dominante, mas aquele que se realiza poeticamente em suas possibilidades e as consuma na convivência familiar e social.