Lei
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 1: | Linha 1: | ||
== Sagrado == | == Sagrado == | ||
:Cf. JAEGER, Werner. ''Paideia''. São Paulo: Martins Fontes, 1979, pp. 622 (nota 65), 705, 706 e p. 724 (teologia) e lei não escrita, p. 754. | :Cf. JAEGER, Werner. ''Paideia''. São Paulo: Martins Fontes, 1979, pp. 622 (nota 65), 705, 706 e p. 724 (teologia) e lei não escrita, p. 754. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ==Concretamente== | ||
+ | :A lei é algo muito complexo. Não pode só ser tomada como uma norma geral abstrata, daí o significado profundo que ela atinge na tragédia Antígone. Ela se liga a ''[[diké]]'' e ''[[thémis]]''. Ver, a esse respeito, VERNANT, Jean-Pierre. ''As origens do pensamento grego''. São Paulo: Difel, 1977, p. 36. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ==Prisão== | ||
+ | :Cf. JAEGER, Werner. ''Paideia''. São Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 623, nota 72. Trata da Lei como prisão. Idem, p. 631, 11 e 13. Cf. LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Aprendendo a pensar II''. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 139. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ==Ver também== | ||
+ | *[[justiça]] | ||
+ | *''[[thémis]]'' | ||
+ | *''[[diké]]'' |
Edição de 01h53min de 28 de Dezembro de 2008
Tabela de conteúdo |
Sagrado
- Cf. JAEGER, Werner. Paideia. São Paulo: Martins Fontes, 1979, pp. 622 (nota 65), 705, 706 e p. 724 (teologia) e lei não escrita, p. 754.
Concretamente
- A lei é algo muito complexo. Não pode só ser tomada como uma norma geral abstrata, daí o significado profundo que ela atinge na tragédia Antígone. Ela se liga a diké e thémis. Ver, a esse respeito, VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. São Paulo: Difel, 1977, p. 36.
Prisão
- Cf. JAEGER, Werner. Paideia. São Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 623, nota 72. Trata da Lei como prisão. Idem, p. 631, 11 e 13. Cf. LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 139.