Sofista

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
==1==
==1==
-
:Nos ensinamentos sofísticos, a ''areté'' política é a ''[[tékhne]]'' política, já que a ''tékhne'' é a essência dos ensinamentos sofísticos. Assim, todos os homens têm, inatos, o sentido da lei e da justiça, mas o dom de Prometeu, o saber técnico, só pertence aos especialistas. Justamente, combate os sofistas ao perguntar: o que é isto - o Bem? Aí não há uma medida epistêmica. O "isto" nos lança no [[originário]], que é sempre verbal.
+
:Nos ensinamentos sofísticos, a ''[[areté]]'' política é a ''[[tékhne]]'' política, já que a ''[[tékhne]]'' é a essência dos ensinamentos sofísticos. Assim, todos os homens têm, inatos, o sentido da [[lei]] e da [[justiça]], mas o dom de Prometeu, o saber técnico, só pertence aos especialistas. Justamente, combate os sofistas ao perguntar: o que é isto - o Bem? Aí não há uma medida epistêmica. O "isto" nos lança no [[originário]], que é sempre verbal.
:- [[Manuel Antônio de Castro]]
:- [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 00h32min de 22 de Abril de 2009

1

Nos ensinamentos sofísticos, a areté política é a tékhne política, já que a tékhne é a essência dos ensinamentos sofísticos. Assim, todos os homens têm, inatos, o sentido da lei e da justiça, mas o dom de Prometeu, o saber técnico, só pertence aos especialistas. Justamente, combate os sofistas ao perguntar: o que é isto - o Bem? Aí não há uma medida epistêmica. O "isto" nos lança no originário, que é sempre verbal.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais