Aura

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Aura, em relação à [[obra]] de arte, é um conceito complexo. Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega "Zoé": "O que se perdeu na reprodução foi o significado [[paidéia|paideumático]], nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica." Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da [[proximidade]] e da [[distância]] (p.42), fazendo uma comparação com o ensaio "A Coisa", de HEIDEGGER.  
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:Aura, em relação à [[obra]] de arte, é um conceito complexo. Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega ''Zoé'': "O que se perdeu na reprodução foi o significado [[paidéia|paideumático]], nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica" (1). Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da [[proximidade]] e da [[distância]] , fazendo uma comparação com o ensaio "A Coisa", de Heidegger (2).  
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:SOUZA, Ronaldes de Melo e."A epigênese do pós-moderno", in: "Tempo Brasileiro", Rio, 84, Jan/Mar, 1986, p. 40-44.  
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:HEIDEGGER, Martin. "A Coisa", in: "Ensaios e Conferências". Petrópolis: Vozes, 2001.
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:(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "A epigênese do pós-moderno". In: ''Revista Tempo Brasileiro''. Rio de Janeiro, 84, 1986, pp. 40-44.  
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:(2) HEIDEGGER, Martin. "A Coisa". In:______. ''Ensaios e Conferências''. Petrópolis: Vozes, 2001.
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:PAZ, Octavio. "Os filhos do barro". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 74,75.
 

Edição de 23h24min de 15 de março de 2009

1

Aura, em relação à obra de arte, é um conceito complexo. Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega Zoé: "O que se perdeu na reprodução foi o significado paideumático, nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica" (1). Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da proximidade e da distância , fazendo uma comparação com o ensaio "A Coisa", de Heidegger (2).


Referências:
(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "A epigênese do pós-moderno". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, nº 84, 1986, pp. 40-44.
(2) HEIDEGGER, Martin. "A Coisa". In:______. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2001.


Ver também:
Ferramentas pessoais