Forma

De Dicionário de Poética e Pensamento

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Edição de 22h02min de 26 de Dezembro de 2008

Fingere

Forma é um dos conceitos mais complexos, pois pode ser tomado em muitos sentidos: eidos, morphé, corpo, ente, objeto, utensílio, obra, unidade, organismo. Martin Heidegger, em A Origem da Obra de Arte trata da forma como Gestalt. A melhor tradução desta palavra alemã é, certamente, figura, mas ligada ao verbo latino fingere. Nesse ensaio, ele critica o conceito de forma, ligado à interpretação da realidade tendo em vista o ente utensílio (a forma é uma das quatro causas). Por isso, a concepção da arte baseada nas formas pode gerar grandes problemas mais do que indicar uma reflexão do mistério que é a obra de arte. A figura como tal é a obra, mas esta é pensada como a tensão de mundo e terra. No ensaio "A coisa" (1), Heidegger pensa a figura em tensão com o vazio. Jaa Torrano, por sua vez, se aproxima desse conceito ao definir assim forma: "É lícito recorrer à palavra 'forma' para explicitar-se a noção de Deus(es), desde que se entenda por 'forma' o princípio que possibilita toda manifestação. O que se manifesta na manifestação é o que por sua forma mesma ingressa no âmbito de ilatência. Eis o modo mais decisivo de os gregos antigos pensarem a verdade: ilatência, alétheia".(2)


Referências:
(1) In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.
(2) O sentido de Zeus. São Paulo: Iluminuras, 1996, p.17.


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