Estilo de época

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : A arte ultrapassa o âmbito dos conhecimentos. As obras de arte verdadeiras são portadoras de saber. Os conhecimentos em torno de um [[tema...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: A [[arte]] ultrapassa o [[âmbito]] dos [[conhecimentos]]. As [[obras de arte]] [[verdadeiras]] são portadoras de [[saber]]. Os [[conhecimentos]] em torno de um [[tema]] geram uma [[temática]]. Uma [[temática]] pode [[ser]] [[comum]] a [[obras]] de [[diferentes]] [[autores]] e de [[diferentes]] [[épocas]]. As [[temáticas]] geraram os [[diferentes]] [[estilos]] de [[época]], um modo [[formal]] de [[ensinar]] e [[classificar]] as [[obras de arte]]. Claro que do ponto de vista propriamente [[poético]], os [[estilos de época]] são [[insuficientes]] para [[apreenderem]] a [[essência]] das [[obras de arte]] e [[essencialmente]] [[formais]]. O [[estudo]] de um [[estilo de época]] nunca leva o [[aluno]] a uma [[aprendizagem]], somente a um [[aprendizado]].
+
: A [[arte]] ultrapassa o [[âmbito]] dos [[conhecimentos]]. As [[obras de arte]] [[verdadeiras]] são portadoras de [[saber]]. Os [[conhecimentos]] em torno de um [[tema]] geram uma [[temática]]. Uma [[temática]] pode [[ser]] [[comum]] a [[obras]] de [[diferentes]] [[autores]] e de [[diferentes]] [[épocas]]. As [[temáticas]] geraram os [[diferentes]] [[estilos de época]], um modo [[formal]] de [[ensinar]] e [[classificar]] as [[obras de arte]]. Claro que do ponto de vista propriamente [[poético]], os [[estilos de época]] são [[insuficientes]] para [[apreenderem]] a [[essência]] das [[obras de arte]] e [[essencialmente]] [[formais]]. O [[estudo]] de um [[estilo de época]] nunca leva o [[aluno]] a uma [[aprendizagem]], somente a um [[aprendizado]].
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 14h23min de 21 de Dezembro de 2019

1

A arte ultrapassa o âmbito dos conhecimentos. As obras de arte verdadeiras são portadoras de saber. Os conhecimentos em torno de um tema geram uma temática. Uma temática pode ser comum a obras de diferentes autores e de diferentes épocas. As temáticas geraram os diferentes estilos de época, um modo formal de ensinar e classificar as obras de arte. Claro que do ponto de vista propriamente poético, os estilos de época são insuficientes para apreenderem a essência das obras de arte e essencialmente formais. O estudo de um estilo de época nunca leva o aluno a uma aprendizagem, somente a um aprendizado.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais