Turista

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : "A memória de outras culturas, até milenares, se vê hoje invadida e transmutada pelo paradigma técnico e seus valores. Em verdade, elas perdem s...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: "A [[memória]] de outras [[culturas]], até milenares, se vê hoje invadida e transmutada pelo [[paradigma]] [[técnico]] e seus [[valores]]. Em verdade, elas perdem seu [[valor]] de [[vigência]] [[ética]] na [[vida]] das [[pessoas]], porque o seu [[vocabulário]] perdeu a força que lhe dava
+
: "A [[memória]] de outras [[culturas]], até milenares, se vê hoje invadida e transmutada pelo [[paradigma]] [[técnico]] e seus [[valores]]. Em verdade, elas perdem seu [[valor]] de [[vigência]] [[ética]] na [[vida]] das [[pessoas]], porque o seu [[vocabulário]] perdeu a força que lhe dava a [[vida]] [[ética]]. Seu [[conhecimento]] tornou-se aquele [[conhecimento]] do [[turista]] que chega, olha e passa, dominado inteiramente pela [[curiosidade]]" (1).
-
a [[vida]] [[ética]]. Seu [[conhecimento]] tornou-se aquele [[conhecimento]] do [[turista]] que chega, olha e passa, dominado inteiramente pela [[curiosidade]]" (1).
+

Edição de 13h24min de 19 de Julho de 2019

1

"A memória de outras culturas, até milenares, se vê hoje invadida e transmutada pelo paradigma técnico e seus valores. Em verdade, elas perdem seu valor de vigência ética na vida das pessoas, porque o seu vocabulário perdeu a força que lhe dava a vida ética. Seu conhecimento tornou-se aquele conhecimento do turista que chega, olha e passa, dominado inteiramente pela curiosidade" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A globalização e os desafios do humano". In: Revista Tempo Brasileiro, 201/202 - Globalização, pensamento e arte. Rio de Janeiro, abr.-set., 2015, p. 21.
Ferramentas pessoais