Agathós

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
 
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: "''[[Agathós'']], em grego, significa bom, notável, "hábil para qualquer fim superior"; o superlativo de ''[[agathós]]'' é ''[[áristos]]'', o mais notável, o mais valente, e o [[verbo]] daí formado é ''aristeúein'', "comportar-se como o primeiro". Pois bem, ''[[areté]]'' pertence à mesma família [[etimológica]]  de ''[[aristos]]'' e aristeúein, e significa, por conseguinte, a "excelência", a "superioridade", que se revelam particularmente no campo de batalha e nas assembleias, através da [[arte]] da [[palavra]]" (1). De ''[[aristos]]'' com o [[verbo]] ''[[kratein]], o que tem [[poder]], o que pode [[governar]], mandar, formou-se a [[palavra]] portuguesa: [[aristocracia]], o governo dos melhores, que se diferencia da [[democracia]], o governo, o poder do ''[[demos]]'', o povo, a tribo, a [[etnia]].
+
: "''[[Agathós]]'', em grego, significa bom, notável, "hábil para qualquer fim superior"; o superlativo de ''[[agathós]]'' é ''[[áristos]]'', o mais notável, o mais valente, e o [[verbo]] daí formado é ''aristeúein'', "comportar-se como o primeiro". Pois bem, ''[[areté]]'' pertence à mesma família [[etimológica]]  de ''[[aristos]]'' e aristeúein, e significa, por conseguinte, a "excelência", a "superioridade", que se revelam particularmente no campo de batalha e nas assembleias, através da [[arte]] da [[palavra]]" (1). De ''[[aristos]]'' com o [[verbo]] ''[[kratein]], o que tem [[poder]], o que pode [[governar]], mandar, formou-se a [[palavra]] portuguesa: [[aristocracia]], o governo dos melhores, que se diferencia da [[democracia]], o governo, o poder do ''[[demos]]'', o povo, a tribo, a [[etnia]].

Edição atual tal como 20h14min de 28 de Junho de 2019

1

"Agathós, em grego, significa bom, notável, "hábil para qualquer fim superior"; o superlativo de agathós é áristos, o mais notável, o mais valente, e o verbo daí formado é aristeúein, "comportar-se como o primeiro". Pois bem, areté pertence à mesma família etimológica de aristos e aristeúein, e significa, por conseguinte, a "excelência", a "superioridade", que se revelam particularmente no campo de batalha e nas assembleias, através da arte da palavra" (1). De aristos com o verbo kratein, o que tem poder, o que pode governar, mandar, formou-se a palavra portuguesa: aristocracia, o governo dos melhores, que se diferencia da democracia, o governo, o poder do demos, o povo, a tribo, a etnia.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega, vol. I. Petrópolis/RJ: Vozes, 1986, p. 142.
Ferramentas pessoais