Legein
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→1) |
||
Linha 4: | Linha 4: | ||
: - [[Manuel Antônio de Castro]] | : - [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | :"O radical indo-europeu –''lg''- de legein tem, ao longo do percurso ocidental, realizado toda essa rica gama de [[significados]]. Portanto, na raiz de todo é e/ou não-é age a força de legein, uma força de produzir tensões e integrar conflitos, dialeticamente. Dessa maneira, todos os significados de legein estão referenciados pela dinâmica poética da [[linguagem]]" (1). Toda essa rica gama diz respeito a: "1ª. Reunir e concentrar; 2ª. Pausar, assentar e repousar; 3ª. Listar, relacionar, narrar ou ditar. Só reúne e discerne quem de antemão já vigora no [[aprender]] e [[compreender]]. É assim que são possibilitados o [[dizer]], as [[narrativas]], a [[leitura]] e o [[diálogo]]" (2). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | : - Referência: | ||
+ | |||
+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio. "Dialética e diálogo: a verdade do humano". In: Revista TB, Rio de Janeiro, 192, jan.-mar., 2013, p. 14. | ||
+ | |||
+ | : (2) Idem, p. 14. |
Edição de 22h17min de 18 de Agosto de 2013
1
- Legein é um verbo grego com uma amplitude e vigência do sentido do ser que desafia, historicamente, qualquer redução sua a significados semânticos. O verbo legein abre horizontes de sentido que dizem a própria dinâmica histórica do acontecer da realidade. E é isso que enriquece de uma maneira radical e originária o próprio vigorar do diálogo histórico das épocas ou gerações, e constitui ontologicamente a própria dialética.
2
- "O radical indo-europeu –lg- de legein tem, ao longo do percurso ocidental, realizado toda essa rica gama de significados. Portanto, na raiz de todo é e/ou não-é age a força de legein, uma força de produzir tensões e integrar conflitos, dialeticamente. Dessa maneira, todos os significados de legein estão referenciados pela dinâmica poética da linguagem" (1). Toda essa rica gama diz respeito a: "1ª. Reunir e concentrar; 2ª. Pausar, assentar e repousar; 3ª. Listar, relacionar, narrar ou ditar. Só reúne e discerne quem de antemão já vigora no aprender e compreender. É assim que são possibilitados o dizer, as narrativas, a leitura e o diálogo" (2).
- - Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio. "Dialética e diálogo: a verdade do humano". In: Revista TB, Rio de Janeiro, 192, jan.-mar., 2013, p. 14.
- (2) Idem, p. 14.