Simbólico
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | :"Com a afirmação da [[representação]] como critério determinante para o que é ou não [[verdadeiro]], temos, por um processo de constância metonímica, a [[ideia]], a [[imagem]], tomadas como se fosse o próprio [[objeto]]. Essa substituição se dá sem que nos apercebamos e sua primordial consequência é substituir a dinâmica imposta por qualquer objeto de conhecimento pela estática de sua redução à representação" (1). | + | :"Com a afirmação da [[representação]] como [[critério]] determinante para o que é ou não [[verdadeiro]], temos, por um [[processo]] de constância metonímica, a [[ideia]], a [[imagem]], tomadas como se fosse o [[próprio]] [[objeto]]. Essa substituição se dá sem que nos apercebamos e sua primordial consequência é substituir a [[dinâmica]] imposta por qualquer [[objeto]] de [[conhecimento]] pela estática de sua redução à [[representação]]" (1). |
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- | :(1) JARDIM, Antonio. ''Música: vigência do pensar poético | + | :(1) JARDIM, Antonio. '''Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005''', p. 86. |
Edição de 22h49min de 25 de Julho de 2024
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:"Com a afirmação da representação como critério determinante para o que é ou não verdadeiro, temos, por um processo de constância metonímica, a ideia, a imagem, tomadas como se fosse o próprio objeto. Essa substituição se dá sem que nos apercebamos e sua primordial consequência é substituir a dinâmica imposta por qualquer objeto de conhecimento pela estática de sua redução à representação" (1).
:Referência:
:(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 86.