Corrente crítica
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→2) |
||
Linha 8: | Linha 8: | ||
== 2 == | == 2 == | ||
- | : "Um levantamento das diferentes [[Correntes críticas]] nos leva a [[perceber]] que elas se sucedem continuamente. [[Sempre]] há uma [[Corrente crítica]] nova. O mercado das | + | : "Um levantamento das diferentes [[Correntes críticas]] nos leva a [[perceber]] que elas se sucedem continuamente. [[Sempre]] há uma [[Corrente crítica]] nova. O mercado das modas e do [[consumo]] exige [[sempre]] um novo “ismo”. Mudam os “ismos”, só não muda a base, o [[fundamento]], o [[paradigma]] crítico. Uns [[sempre]] querem ser mais [[críticos]] do que os [[outros]]. Hoje impera o [[feminismo]], desconstrucionismo, o [[contemporâneo]] etc. Até quando? Num levantamento não exaustivo, cheguei ao total de vinte e sete" (1). |
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Leitura e Crítica". In: ---------. | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Leitura]] e [[Crítica]]". In: ---------. [[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 128.''' |
Edição atual tal como 21h56min de 25 de fevereiro de 2025
1
- "Ao comentário e à exegese, sucede a análise crítica. A análise é um procedimento metodológico decorrente do postulado crítico-científico que concebe a obra como um organismo, constituído de partes, cujo conhecimento dá o acesso ao que a obra é em sua constituição e classificação. Surgiram então as Correntes críticas, parte dominante da Teoria Literária, em sua prática" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Leitura e Crítica". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 128.
2
- "Um levantamento das diferentes Correntes críticas nos leva a perceber que elas se sucedem continuamente. Sempre há uma Corrente crítica nova. O mercado das modas e do consumo exige sempre um novo “ismo”. Mudam os “ismos”, só não muda a base, o fundamento, o paradigma crítico. Uns sempre querem ser mais críticos do que os outros. Hoje impera o feminismo, desconstrucionismo, o contemporâneo etc. Até quando? Num levantamento não exaustivo, cheguei ao total de vinte e sete" (1).
- Referência: